Outro dia, entrei num assunto com um amigo, colega de trabalho e católico devoto. Estávamos falando sobre idolatria, e embora a Igreja Católica seja o grande símbolo da idolatria pseudocristã, nenhum católico admite ser idólatra realmente. Ele, como todos os católicos, não admitiu idolatrar os santos, dizendo que a igreja os ensina apenas a venerá-los.
Depois de muitos argumentos, ele decidiu convidar o frei de sua paróquia para me fazer uma visita e esclarecer as minhas dúvidas. Faço questão de transcrever aqui o diálogo entre mim e o Frei Giovanni, da Paróquia Nossa (?!) Senhora de Fátima de Araguari, MG. Depois de feitas nossas apresentações, o diálogo transcorreu assim:
Frei Giovanni: Qual é a sua dúvida a respeito da idolatria?
Eu: Frei, eu ainda não consegui desassociar a idolatria praticada no paganismo e o culto às imagens praticado pela Igreja Católica. O senhor pode me esclarecer?
Frei Giovanni: Em primeiro lugar não existe nenhuma associação entre a idolatria e a veneração das imagens. Não prestamos culto às imagens, apenas as veneramos. Na idolatria, o ídolo é adorado como se fosse um deus, os santos são apenas respeitados como homens de Deus que nos deram um grande exemplo a ser seguido, e em hipótese alguma serão adorados. Só Deus é digno de adoração.
Eu: Na questão do exemplo a ser seguido eu concordo com o senhor em muitos casos. O caso de Pedro, por exemplo, que não permitiu que Cornélio se curvasse diante dele, é um grande exemplo a ser seguido. Mas na questão da prática da idolatria, o senhor acredita que atribuir a qualquer outro ser um atributo que só a Deus pertence, não seria também incorrer em idolatria?
Frei Giovanni: Com certeza!
Eu: Por exemplo, só Deus é Onipresente e Onisciente. É correto acreditar que um santo, mesmo que este seja Maria, possa ouvir orações de devotos no mundo inteiro ao mesmo tempo?
Frei Giovanni: Já estou entendendo onde você quer chegar...
Eu: Não seria idolatria também dar a outro ser a honra e a glória que só Deus merece? Acreditar que os santos ouvem a oração das multidões que vão até os santuários não é o mesmo que acreditar que eles sejam onipresentes e oniscientes?
Frei Giovanni: Mas nós não acreditamos que os santos sejam onipresentes nem oniscientes!
Eu: Então não crêem que eles ouçam a oração de tantos devotos em tantos lugares ao mesmo tempo?
(silêncio abismal...)
Frei Giovanni: Filho, veja bem: o ministério dos santos junto a Deus é um ministério de intercessão. Eles alcançaram confiança diante de Deus por causa de sua vida piedosa e santificada, por isso nos chegamos a eles para que intercedam por nós junto a Deus.
Eu: Eu aprendi na Bíblia (em I Tm 2:5) que só há um mediador entre Deus e os homens: Jesus.
Frei Giovanni: Mas a intercessão que eles fazem não é como a de Jesus, os santos se põem diante de Deus como nossos advogados, e não nos conduzindo à salvação em Deus, como Jesus faz.
Eu: O que o senhor acha que João quis dizer com "Filhinhos, não pequeis, mas se alguém pecar temos um Advogado diante do Pai: Jesus Cristo, o Justo."? (I Jo 2:1)
Frei Giovanni: A Bíblia não é a única fonte de autoridade para as práticas da igreja. A tradição apostólica nos ensina que a igreja reverencia os santos desde muitos séculos.
Eu: Acho que já podemos concluir nosso assunto, frei. O senhor está concordando comigo que a Igreja Católica pratica a veneração aos santos sem o consentimento bíblico? E não se importam em ensinar os fiéis a fazerem orações e promessas a santos que na verdade não podem ouvir? Vocês reunem milhares de romeiros em tantos santuários sem lhes dizer que a própria igreja não crê que os santos possam ouvir?
Frei Giovanni: Eu não estou me sentindo muito bem para estender o assunto por mais tempo. Vou marcar um dia para nos falarmos mais. Preciso ir.
Eu: Ficarei aguardando.
Isso faz quase dois anos...
Até ontem ainda não voltamos a nos falar. O frei não respondeu às perguntas que fiz. Meu amigo católico não abandonou o catolicismo, mas nunca mais se curvou diante de uma imagem de escultura.
Glórias a Deus por isso!
Marcelo Reis.
************************
Você poderá se interessar também por: