sábado, 30 de julho de 2011

Idolatria: Diálogo com o Frei

Outro dia, entrei num assunto com um amigo, colega de trabalho e católico devoto. Estávamos falando sobre idolatria, e embora a Igreja Católica seja o grande símbolo da idolatria pseudocristã, nenhum católico admite ser idólatra realmente. Ele, como todos os católicos, não admitiu idolatrar os santos, dizendo que a igreja os ensina apenas a venerá-los.
Depois de muitos argumentos, ele decidiu convidar o frei de sua paróquia para me fazer uma visita e esclarecer as minhas dúvidas. Faço questão de transcrever aqui o diálogo entre mim e o Frei Giovanni, da Paróquia Nossa (?!) Senhora de Fátima de Araguari, MG. Depois de feitas nossas apresentações, o diálogo transcorreu assim:

Frei Giovanni: Qual é a sua dúvida a respeito da idolatria?
Eu: Frei, eu ainda não consegui desassociar a idolatria praticada no paganismo e o culto às imagens praticado pela Igreja Católica. O senhor pode me esclarecer?

Frei Giovanni: Em primeiro lugar não existe nenhuma associação entre a idolatria e a veneração das imagens. Não prestamos culto às imagens, apenas as veneramos. Na idolatria, o ídolo é adorado como se fosse um deus, os santos são apenas respeitados como homens de Deus que nos deram um grande exemplo a ser seguido, e em hipótese alguma serão adorados. Só Deus é digno de adoração.
Eu: Na questão do exemplo a ser seguido eu concordo com o senhor em muitos casos. O caso de Pedro, por exemplo, que não permitiu que Cornélio se curvasse diante dele, é um grande exemplo a ser seguido. Mas na questão da prática da idolatria, o senhor acredita que atribuir a qualquer outro ser um atributo que só a Deus pertence, não seria também incorrer em idolatria?

Frei Giovanni: Com certeza!
Eu: Por exemplo, só Deus é Onipresente e Onisciente. É correto acreditar que um santo, mesmo que este seja Maria, possa ouvir orações de devotos no mundo inteiro ao mesmo tempo?

Frei Giovanni: Já estou entendendo onde você quer chegar...
Eu: Não seria idolatria também dar a outro ser a honra e a glória que só Deus merece?  Acreditar que os santos ouvem a oração das multidões que vão até os santuários não é o mesmo que acreditar que eles sejam onipresentes e oniscientes?

Frei Giovanni: Mas nós não acreditamos que os santos sejam onipresentes nem oniscientes!
Eu: Então não crêem que eles ouçam a oração de tantos devotos em tantos lugares ao mesmo tempo?

(silêncio abismal...)

Frei Giovanni: Filho, veja bem: o ministério dos santos junto a Deus é um ministério de intercessão. Eles alcançaram confiança diante de Deus por causa de sua vida piedosa e santificada, por isso nos chegamos a eles para que intercedam por nós junto a Deus.
Eu: Eu aprendi na Bíblia (em I Tm 2:5) que só há um mediador entre Deus e os homens: Jesus.

Frei Giovanni: Mas a intercessão que eles fazem não é como a de Jesus, os santos se põem diante de Deus como nossos advogados, e não nos conduzindo à salvação em Deus, como Jesus faz.
Eu: O que o senhor acha que João quis dizer com "Filhinhos, não pequeis, mas se alguém pecar temos um Advogado diante do Pai: Jesus Cristo, o Justo."? (I Jo 2:1)

Frei Giovanni: A Bíblia não é a única fonte de autoridade para as práticas da igreja. A tradição apostólica nos ensina que a igreja reverencia os santos desde muitos séculos.
Eu: Acho que já podemos concluir nosso assunto, frei. O senhor está concordando comigo que a Igreja Católica pratica a veneração aos santos sem o consentimento bíblico? E não se importam em ensinar os fiéis a fazerem orações e promessas a santos que na verdade não podem ouvir? Vocês reunem milhares de romeiros em tantos santuários sem lhes dizer que a própria igreja não crê que os santos possam ouvir?

Frei Giovanni: Eu não estou me sentindo muito bem para estender o assunto por mais tempo. Vou marcar um dia para nos falarmos mais. Preciso ir.
Eu: Ficarei aguardando.

Isso faz quase dois anos...
Até ontem ainda não voltamos a nos falar. O frei não respondeu às perguntas que fiz. Meu amigo católico não abandonou o catolicismo, mas nunca mais se curvou diante de uma imagem de escultura.
Glórias a Deus por isso!

7 comentários:

  1. Eita, bacana essse diálogo, que resultou no óbvio: A cegueira espiritual afeta a própria razão, já que todos os cristãos, inclusive os católicos, deveriam conhecer os atributos que Deus tem e que os "santos" não tem. Apenas essa informação, isoladamente, é bastante para coloca-los no devido lugar: devem ser admirados, não adorados e jamais substitutos de Deus! Daí fica a pergunta: Quem precisa de "intermediários" quando se pode beber na fonte? Quem precisa de humanos (os denominados santos) quando se pode contar com o que é divino (Jesus, filho do Deus vivo)? Quem acredita ser a criatura mais poderosa que o criador? Qual desses "santos" venceram a morte? Viu como é óbvio, e ainda tem quem não quer ver? Enfim... o texto do diálogo fala por si só. Parabéns, nobre irmão, e glórias a Deus.

    ResponderExcluir
  2. ESSE FREI AI TAVA FRACO,SE FOSSE EU NO LUGAR DELE TE DAVA UMA SURRA BÍBLICA.


    SANTOS NÃO SÃO ONSCIENTES NEM ONIPRESENTES ELE OUVEM NOSSA ORAÇÃO ATRAVÉS DA VISÃO BEATIFICA E TEEM EM DEUS.ATRAVÉS DE DEUS E COM FORME DEUS QUER ELES FICAM CIENTES DA NOSSA ORAÇÃO.A BÍBLIA DIZ EM APC QUE OS MARTIRES FICAM NOITE DIAS PROSTADOS DIANTE DO TRONO,O ANJO RECOLHE A ORAÇÃO DO SANTOS EM FORMA DE INCENSO E OS MARTIRES CLAMAM EM AUTA VOZ POR JUSTIÇA A DEUS.


    A INTERCESSÃO É BÍBLICA,E FICA CLARÍSSIMA E MACABEUS.PENA QUE O PROTESTANTISMO REJEITA JESUS E OS APÓSTOLOS E TIRARAM OS LIVROS DA LXX QUE ELES ADOTARAM.PREFERINDO ADOTAR O CANÔN DOS FARISEUS QUE PERSEGUIAM JESUS E OS CRISTÃOS E NEGARAM OS EVANGELHOS COMO INSPIRADOS,ELE SÓ FORMARAM UM CANÔN EM 90 D.C QUAL ALIANÇA QUE DEUS TINHA COM OS FARISEUS EM 90D.C?A DE PERSEGUIR OS CRISTÃOS E NEGAR O EVANGELHO?


    A PAZ IRMÃO QUE DEUS TE ILUMINE DE BENÇÃOS EM NOME DAQUELE QUE NOS SALVOU COM SEU SANGUE,CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marlon, seja bem-vindo a este blog.
    Vou adorar receber a surra de Bíblia que você prometeu. Enquanto ela não chega, vou dialogar com você tendo por base as estorinhas que lhe contaram e você publicou aqui.

    O frei Giovanni não citou a visão beatífica pelo fato de ele ser "fraquinho" não. No fundo ele sabia que não teria base bíblica para defender o que a Bíblia nem de longe faz alusão ao cheiro. Deus nunca constituiu nenhum intercessor entre ele e os homens, nem mesmo fez qualquer menção de fazer com que santos saibam orações de ninguém.

    Não sei quem fez esta confusão de mártires diante do trono não, mas o que a Bíblia diz é que os mártires estariam DEBAIXO DO ALTAR, quem estaria diante do trono eram os vinte e quatro anciãos e quatro animais.
    Ainda que eles estivessem diante do altar, estaríamos diante de um texto que trata da abertura do quinto selo apocalíptico. Para que os mártires estivessem ali, teriam de no mínimo já terem sido martirizados, e isto só se dará na abertura do quinto selo durante a grande tribulação mesmo, o que graças a Deus ainda não ocorreu. Não podemos confundir os mártires de todos os tempos com os mártires da tribulação, pois aqui é destes últimos que a Bíblia está falando.
    Outro "detalhe" que nem precisaríamos mencionar é que estes mártires de Ap 6 não estão intercedendo por ninguém; o que estão fazendo é pedir a Deus justiça por suas próprias mortes e por seus conservos que morreram pela mesma causa, defendendo o povo da falsa doutrina da religião do anticristo. A literatura apocalíptica bíblica ensina que estes mártires serão 144.000 judeus que não se contaminaram com mulheres e que propagarão nos últimos dias da Grande Tribulação que o Cristo de Deus, o Messias esperado, era de fato Jesus de Nazaré. Pela fúria do anticristo eles serão perseguidos e mortos para que sirvam de exemplo aos evangelistas da Grande Tribulação.
    É irracional usar este texto para defender a visão beatífica.

    ResponderExcluir
  4. Agora, convenhamos... Jesus e os apóstolos adotaram Macabeus como livro inspirado? A Septuaginta é a versão correta da Bíblia? Você já estudou história da Bíblia?
    Enquanto a Igreja Católica rejeita a Bíblia Hebraica, nós ficamos com a Bíblia mais uma vez, que diz que aos judeus foram confiados as Escrituras (os oráculos de Deus), e estes nunca tiveram os deuterocanônicos como Palavra de Deus.
    Vou contar pra você resumidamente o que os deuterocanônicos APÓCRIFOS estão fazendo na Septuaginte e na Bíblia católica. Quando a LXX foi encomendada em Alexandria, os apócrifos não foram milagrosamente arrolados entre os livros inspirados. Eles já existiam nas sinagogas, mas todo judeu sabia muito bem diferenciar o que era inspirado e o que não era. Infelizmente a LXX, diferentemente da Bíblia hebraica, inclui toda a biblioteca judaica em um único volume, e séculos depois cristãos equivocados promoveram o que nunca foi inspirado ao status de "Palavra de Deus".
    Você jamais vai encontrar na Bíblia Jesus ou qualquer um dos apóstolos citando ou ensinando algo que fosse baseado nos sete deuterocanônicos. As citações feitas com base na LXX se explicam muito facilmente pelo de até então esta ser a única versão grega das Escrituras, simples assim.

    ResponderExcluir
  5. Seria realmente muito bom se a ICAR vivesse tudo o que tem nos apócrifos. Em Sabedoria 14:15-22 teríamos de sobra o argumento contra a idolatria desenfreada que vemos hoje:

    "Um pai aflito por um luto prematuro, tendo mandado fazer a imagem do filho, tão cedo arrebatado, honrou, em seguida, como a um deus aquele que não passava de um morto, e transmitiu, aos seus, certos ritos secretos e cerimônias.
    Este costume ímpio, tendo-se firmado com o tempo, foi depois observado como lei.
    Foi também em conseqüência das ordens dos príncipes que se adoraram imagens esculpidas, porque aqueles que não podiam honrar pessoalmente, porque moravam longe deles, fizeram representar o que se achava distante, e expuseram publicamente a imagem do rei venerado, a fim de lisonjeá-lo de longe com seu zelo, como se estivesse presente.
    Isto contribuiu ainda para o estabelecimento deste culto, mesmo entre os que não conheciam o rei; foi a ambição do artista,
    que, talvez, querendo agradar ao soberano, deu-lhe, por sua arte, a semelhança do belo;
    e a multidão, seduzida pelo encanto da obra, em breve tomou por deus aquele que tinham honrado como homem.
    E isto foi uma cilada para a humanidade: os homens, sujeitando-se à lei da desgraça e da tirania, deram à pedra e à madeira o nome incomunicável.
    Como se não bastasse terem errado acerca do conhecimento de Deus, embora passando a vida numa longa luta de ignorância, eles dão o nome de paz a um estado tão infeliz."


    Se querem guardar os deuterocanônicos como se fossem Palavra de Deus, guardem. Nós, porém não guardamos pelos fatos de eles nunca terem sido dignos de ser comparados com as Escrituras, como não foram pelos judeus nem pelos cristãos, nem pela Igreja Católica até acontecer a contra-reforma, e por eles conterem ensinos exdrúxulos como a mentira do anjo Rafael para Tobias. Veja só: o anjo mente o próprio nome, depois ensina Tobias a expulsar demônios usando tripa de peixe (Tb 5:18, 6:8)... Comparados com os ensinamentos bíblicos padrão, isso dispensa comentário.
    Se eu me puser a listar todas as incoerências dos deuterocanônicos em relação às Escrituras, precisarei de um artigo exclusivo para isto. Se quiser, me darei à disposição.
    Por enquanto, ficarei aguardando sua prometida surra de Bíblia, mas por favor, com BASE NA BÍBLIA.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  6. Os evangélicos assim com os católicos estão no mesmo patamar. Os evangélicos gostam de falar dos católicos mas se comportam em muitos casos como eles. Ou seja, gostam de falar do cisco no olho do outro mas não tira atrave do seu. Estou cansado de ver na AD membros pedindo para seus pastores intercedem por eles pq acreditam que a oração do pator é mais forte e Deus vai ouvir. sem falar que a maioria esmagadora dos evangélicos principalmente os da AD não possui fé, mas crença como os católicos. Ou seja, eu poderia listar um monte de coisas que evangélicos fazem igualmente aos católicos, porém com outra roupagem.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo (a)irmão (a), confesso que concordo com vc em partes. Existem mesmo muitos evangélicos de fé deficiente e passeando pelas páginas deste blog você poderá perceber que dirijo meus artigos a eles também, muito mais do que aos católicos, inclusive.
    Mas quanto ao seu comentário, acho que mesmo que oração de pastor e oração de qualquer um tenham o mesmo valor diante do Senhor, o que os crentes de pouca fé fazem nem de longe se parece com a prática católica da veneração dos santos. Você nunca verá um crente orando diante da foto de seu falecido pastor, pensando que depois de morto Deus o revestiu de uma suposta capacidade de ouvir crentes do lado de cá da vida.

    Seja muito bem vindo ao Blog Verbo Eterno, e sinta-se à vontade para continuar comentando aqui, e de preferência logado, para que saibamos com quem estamos falando.

    Que Deus te abençoe maravilhosamente.
    Graça e Paz!

    ResponderExcluir