quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quando a Vaidade se Torna Pecado?

O sábio Salomão disse que dedicou-se a observar o que as pessoas fazem na vida terrena e concluiu: "Tudo é vaidade!" (Ec 1:2)
Somos um povo criativo no cultivo das lendas, temos uma facilidade incrível em dar sentido a ensinos ou a textos que já tenham o seu próprio sentido. Tanto Salomão quanto os outros escritores bíblicos já tinham algo em mente quando escreveram sobre o tema da vaidade, não é necessário que nós lhes acrescentemos sentido. Nosso dever é buscar compreender o que o autor tinha em mente e qual o sentido aplicado ao contexto desta abordagem.
Uma das lendas que cultivamos é o famoso jargão "se é vaidade é pecado". Muitas vezes não distinguimos vaidade de pecado, embora em alguns casos a vaidade induza ao pecado. A dificuldade na distinção entre vaidade e pecado consiste na força da tradição que afirma que toda vaidade é pecado, e para verificar a certeza dos fatos o melhor a fazer é conhecer o que a palavra "vaidade" significa realmente.
Para fins exegéticos, a palavra em questão deve ser analisada dentro dos padrões bíblicos. "Vaidade", no Antigo Testamento, tem duas correspondentes hebraicas: hebel [que pode ser traduzido como "vazio", "oco", "sem conteúdo" ou até como "vento"] e shaw [que dá a ideia de "vago"]. No Novo Testamento em grego temos "mátaios" como correspondente  de "vaidade". Estes termos são usualmente aplicados quando o foco do escritor é chamar a atenção do leitor contra o abandono da fé genuína em troca das coisas da vida como a idolatria, a devassidão, a luxúria, entre outros pecados.
Nem tudo o que é sem conteúdo ou sem sentido pode ser considerado pecado, desde que não venha a substituir o valor do que é espiritual. O real sentido de "vaidade" nos escritos bíblicos é posto à luz da eternidade. Tudo o que se faz debaixo do sol é vaidade. Trabalhar, comprar, adornar-se, cuidar-se... Tudo é vaidade.
O livro de Eclesiastes trata exaustivamente deste assunto. A Nova Versão Internacional traz uma feliz interpretação das palavras de Salomão: "Que grande inutilidade!, diz o Mestre. Que grande inutilidade! Nada faz sentido! " (Ec 1:2 - NVI).
O conceito bíblico geral de vaidade é, portanto,  o de uma coisa sem utilidade ou conteúdo, algo vazio, fundamentado em nada. A advertência bíblica contra a vaidade é: não permita que sua vida seja fundamentada na vaidade (em coisas sem sentido), fundamente sua vida no que há acima do sol, viva em função da eternidade. Não é necessário que você deixe de viver bem, se vestir bem, cuidar de sua casa e de sua família, possuir boas coisas, desfrutar o resultado de seu trabalho, e tantas outras boas coisas que se pode fazer na vida, mas não faça de nenhuma destas coisas a prioridade de sua vida. Não seja apegado a princípios tolos em detrimento da sã doutrina.
Quantas vezes ouvimos o emprego da palavra vaidade em busca da defesa de usos e costumes baseados em nossas próprias concepções! O uso de adornos, jóias, maquiagens, penteados e outros hábitos simplórios foram levados ao banco dos réus dos pecadores por serem considerados vaidade, como de fato o são. Contudo, nos esquecemos de que bons ternos e lindas gravatas, cabelos fixados com gel, sapatos pomposos, carros luxuosos e até os adornos que usamos em nossos templos são vaidades do mesmo grau. Seria isso pecado? Isto o afasta do amor de Deus? A resposta depende de sua relação com estas coisas: se sua razão de viver é a ostentação de sua boa aparência ou seus prazeres, pode ter certeza que você precisa urgentemente voltar atrás; se não for esse o seu caso, fique tranquilo, pois Deus tem prazer em vê-lo feliz naquilo que não afaste dele o seu coração.
Mantenha sempre a Palavra de Deus acima de qualquer princípio, mais viva do que qualquer tradição. Nenhum ensinamento, por mais antigo que seja, está condicionado a acrescentar à Bíblia o que ela não diz. Se você está em Cristo (no sentido mais amplo da palavra), nenhuma condenação há contra a sua vida.
Um bom conselheiro na conduta da vida cristã é o Espírito Santo. Ele testifica. Ele ensina e não nos deixa confundidos. Tudo o que fizermos deve ser para a glória de Deus (I Cor 10:31). Para que Deus seja em tudo glorificado em nossa maneira de viver, vestir ou usar, podemos dar aquela boa olhadinha no espelho e dizer: "Espírito Santo, se eu não estiver procedendo adequadamente, fale comigo!" Ele certamente irá testificar e colocar em seu coração o melhor a ser feito.

Com a palavra, o apóstolo Paulo:

Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras:
"Não manuseie! " "Não prove! " "Não toque! "?
Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.
Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne. - Colossenses 2:20-23

Em Cristo Jesus,

2 comentários:

  1. muito interessante,tudo isso, estamos vivendo em um tempo em que nossos próprios lideres nos confundem, ou seja, nós nos confundimos a nós mesmos. sou esposa de um lider de igreja, uma denominação que a tempos atrás, não permitia o corte de cabelo, o uso de calça comprida, e nem um tipo de maquiagem. Mas com o passar do tempo, veio uma nova geração de pastores que as poucos "liberaram" quer dizer que, o que antes era pecado agora deixou de ser? eu questiono muito, pois meu esposo é contra algumas coisas,( pelo menos é o que aparenta, criticando) no entanto lidera uma igreja onde jovens, ou idosas usam maquiagem, mas minha filha e eu não podemos usar, agora eu particularmente acho uma injustiça isso tudo, pois, as membros podem mas eu não, ele argumenta que eu tenho que dar exemplo, mas eu pergunto exemplo de que se eu não uso, nem por isso elas deixaram de usar...e minha filha é criança mas a tendencia dela é quando crescer usar maquiagem, e se isso não tem problema para as outras então no meu ver minha filha terá o direito de usar também, agora uma coisa eu digo..."EU" SÓ NÃO USO MAQUIAGEM PORQUE NÃO QUERO VIVER EM PÉ DE GUERRA COM MEU MARIDO MAS QUE EU ACHO BONITA A MULHER QUE SE MAQUIA SEM EXAGERO É CLARO, AH EU ACHO LINDA... E GOSTARIA TAMBÉM MAS ESSES LIDERES MACHÃO O QUE FAZEMOS COM ELES HEIN?

    ResponderExcluir
  2. Olá, minha irmã.
    Obrigado pela participação no Blog Verbo Eterno, e seja muito bem-vinda.
    Eu compreendo seus sentimentos, e acredite, você não é a única, rsrsrs. Mas tenho certeza de que Deus tem reservado pra você um galardão por conservar a paz em sua casa abrindo mão disso tudo. Cedo ou tarde, se for esta a vontade de Deus, as coisas irão mudar em sua igreja, mas até lá deixe o Senhor continuar te usando nesta humildade por amor à paz.
    Que o Senhor te abençõe em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir