domingo, 19 de setembro de 2010

Salvação: Por Fé ou Por Obras?

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós,
é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Ef. 2:8,9)
A Graça de Deus é um caminho que não pode ser alcançado por merecimento humano. Aliás, a própria definição de “graça” é “favor imerecido”, “dado sem preço”. Não que nenhum preço tivesse de ser pago, mas Aquele que pagou por nós o preço não devia nada a ninguém.
Foi necessário que um inocente pagasse pelos pecadores, um Cordeiro Santo, o Filho do Deus Eterno entregou-Se por nós para perdão dos nossos pecados. Não há nenhum caminho que nos leve à presença de Deus fora de Jesus Cristo. Nenhuma boa obra, nenhum sacrifício, nenhum ser. O único meio para alcançar a salvação é crer no Senhor Jesus e recebê-lo como único e suficiente Salvador.
Mas o que fazer depois de crer? Depois de aceitá-lo? É importante não ver os “feitos” resultados da conversão como meios para salvação. As boas obras que testemunham sobre nossa fé, apenas são boas porque somos salvos, e não por supostamente terem algum poder salvífico. É importante observar que antes de Cristo nos salvar estávamos mortos em ofensas e pecados (Ef 2:1), e foi Ele quem nos fez passar das trevas para a luz. A salvação já é algo real na vida do verdadeiro cristão, e não algo a ser conquistado segundo seus próprois méritos através das obras.
Ao longo dos séculos, os cristãos passaram a ver novos elementos em torno do tema da salvação. Alguns termos como “sacramento”, “indulgência” e “regeneração batismal” passaram a ostentar a postura de “pilares da salvação”, contudo, sua estrutura não suporta uma rasa análise escriturística. Um único e básico exemplo disso está no relato sobre o ladrão na cruz, ao lado de Jesus. Aquele homem não se submeteu a qualquer sacramento, nada pagou pelo perdão de seus pecados, nem teve a oportunidade de ser batizado, mesmo assim Jesus lhe disse: “Estarás comigo no Paraíso”.
Não quero, porém, que este artigo lhe faça pensar que poderá viver praticando más obras, desviando-se da presença do Senhor, acreditando que não lhe custará a salvação. É essencial para o cristão apresentar os frutos do Espírito, sabendo que quem os apresenta não cumpre os desejos da carne (Gl 5:16). As boas obras testemunham sobre sua fé, demonstrando que ela continua viva, pois a fé sem as obras é morta (Tg 2:26). Lembre-se de que a união entre fé e obras não consiste apenas naquilo que não deve ser feito, como muitos pensam, mas também naquilo que se deve fazer. Anunciar o evangelho, alimentar os famintos, auxiliar os necessitados e jamais deixar de exercer o amor. Estas são as obras dos salvos. Seus frutos são: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio (Gl 5:22).
            Vamos prosseguir certos de que Cristo nos salvou por Sua Graça, quando não merecíamos. Hoje, vivemos por Sua Graça e, se merecemos alguma coisa de Deus, só merecemos por intermédio do sangue de Jesus que nos justificou pela fé. Vivamos, então, a maravilhosa Graça de Deus, revelada em Jesus Cristo, porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho Unigênito para que todo aquele nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).

Marcelo Reis

2 comentários:

  1. Que Deus abençoe este amado servo/Senhor("Teólogo",Marcelo Reis).quanta profundidade no conhecimento(Biblico).Creio q, se este "irmão" fosse da CCB/Brás,não teria ele tão grande sabedoria Divina.(Não estou c/isso,afirmando q,a CCB/Brás é leiga e sim,a maioria/irmandade).Desculp-me p/transparencia(pública).Azp.Sr.Jesus.

    ResponderExcluir