sábado, 11 de setembro de 2010

Obsessão Religiosa


Nada pode se comparar à grandiosidade da Obra consumada na cruz do monte Calvário. A exigência de santidade feita ao homem jamais pôde ser satisfeita até que Jesus cumprisse toda a justiça nos tirando do banco dos réus através do Seu sangue.
Ele deu-nos em Si mesmo a liberdade e o direito de sermos chamados filhos de Deus, e não só o sermos chamados, mas o sermos amados pelo Pai como filhos que desfrutam da plenitude do Seu Amor.
De um jeito tão simples, Deus amou tanto as pessoas deste mundo que entregou seu Filho Unigênito para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16). O Evangelho é tão simples, e o caminho do céu tão acessível, que mesmo os loucos o encontrarão(Is 35:8), mas nem todo mundo pensa assim.
Sempre vivi em igrejas muito apegadas a usos e costumes, e em parte louvo a Deus por isso. Sei que em alguns aspectos os usos e costumes colaboram de forma positiva para o bem do povo de Deus, desde que adotados com sobriedade e não sejam promovidos ao status de doutrina. Vivendo e convivendo, pude conhecer alguns irmãos e obreiros que vêem demônio em tudo: rádios, TV’s, computadores, cortes de cabelo, esportes e tantas outras coisas. É inconcebível a forma com que o povo de Deus abriu mão de algumas coisas lindas da criação de Deus pelo simples fato de os ímpios estarem utilizando para fins indevidos, como por exemplo, o mar utilizado por banhistas seminus e/ou devotos de Iemanjá não poder ser utilizado por sérios cristãos que saibam proceder de forma decente e coerente com seu estilo de vida.
Televisão não pode, é do diabo” – dizem alguns. Não entendo como pode ser do diabo, se foi você quem comprou e pagou. Precisamos entender mesmo é o que devemos e o que não devemos ver na televisão. Se o fato de termos de evitar a televisão por ter conteúdos ilícitos, deveríamos também evitar os carros, pois também nos levam a lugares ilícitos de acordo com as nossas escolhas. É como uma faca, com ela você pode cortar um tomate ou matar uma pessoa.
“Internet é o carro do capeta” – na verdade o carro é seu, mas dá carona pro capiroto se você quiser, indo onde com ele onde ele sempre está. Desde que usada com o temor ao Senhor, a internet é uma grande bênção no acesso ao estudo da Palavra e na disponibilidade de material para edificação (como este).
“A irmã Beltrana está parecendo a Jezabel” (isto porque a roupa não cobre tornozelos, antebraços e pescoço, e talvez porque haja sinal de algum tipo de maquiagem)de duas uma: ou a pessoa que disse isso conheceu pessoalmente a figura de Jezabel ou conheceu a costureira que fazia as roupas dela. Irmãos, tudo o que precisamos vestir é a decência e a modéstia. Concordo que os usos e costumes adotados pela igreja que você freqüenta devem ser observados com submissão, mas comparar alguém que fugiu um pouco à regra com a mulher que desviou quase toda uma nação já é um tanto exagerado.
Sem contar os terrores psicológicos que alguns pregadores causam nos crentes mais simples, como: “Se você não obedecer, Deus vai te fulminar”, “O anjo destruidor vai te visitar”, ou “Deus vai pesar a mão”, e ainda “Espere Deus tratar com você”. O que é isso, meus irmãos? Tudo o que é realmente necessário impor à igreja está em Atos 15:28,29:
Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.Um conselho de nosso velho amigo Paulo:
“Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não uses, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.” Colossenses 2:20-23.
O que eu disse aqui não implica em viver uma vida sem regras e sem obedecer as autoridades constituídas por Deus na Igreja, mas em não transformarmos nossas vidas, compradas por Jesus por um bom e alto preço, em marionetes alienadas a fazer por onde “merecer” o Reino de Deus. Estejamos livres na Verdade. A Palavra de Deus é a Verdade. Consideremos que nossas boas obras são os frutos da salvação adquirida em Jesus, e não o contrário.
Paz a todos, em Jesus Cristo, nosso Senhor. 
Marcelo Reis.

Um comentário:

  1. CONCERTEZA A EDIFICAÇAO VEM ATRAVES DA QUILO QUE HOVE E TEMOS SERTEZA QUE SEM DUVIDA E UMA CONCIENTIZAÇAO VALOROZA

    ResponderExcluir