quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Irmão do Filho Pródigo

Um dia Jesus contou uma parábola, dizendo que certo homem tinha dois filhos. O mais jovem deles decidiu sair de casa, pediu sua parte da herança e partiu. Na terra para onde ele foi, gastou tudo o que tinha vivendo de forma imoral até chegar o ponto de não ter mais o que comer. Ainda lhe restava a saúde, da qual se serviu para trabalhar cuidando de porcos. Olhando para os porcos, percebeu que sua situação era pior do que a deles, pois eles ao menos tinham o que comer – ele não. Lembrou-se então dos dias em que vivia na casa de seu pai, onde nunca tivera necessidade de coisa alguma. Desejou ser como um dos empregados de seu pai e, humildemente levantou-se disposto a procurar seu pai e confessar que tinha feito tudo errado.
Quando voltou para casa, esperando ser recebido como um empregado, seu pai saiu para lhe receber com muito amor, antes mesmo de ouvir a confissão. Mandou que lhe trouxessem roupas novas e mandou matar o melhor bezerro para comemorar a volta do filho.
Mas lá morava também o irmão do filho pródigo...
Sabe aquele irmão que vive confessando o pecado dos outros? Era ele.
A casa estava em festa quando o irmão chegou e ouviu o som da música e das danças. Chamou um dos criados para perguntar o que era aquilo e soube que seu irmão acabava de voltar para casa. Se vivesse uma vida com Deus, se alegraria por mais um pecador que se arrependeu, mas não era o caso. Ele preferiu ficar do lado de fora a ver seu irmão “pecador” ser recebido com alegria.
Quando seu pai o procurou, perguntando o motivo da tristeza, ele respondeu: “Sempre estive com o senhor, e nunca ganhei um bezerro para me alegrar com meus amigos, mas este teu filho [veja que ele não diz ‘meu irmão’] saiu de casa e gastou sua parte da herança com prostitutas e ganhou o melhor bezerro!”
Muitas vezes, a maior dificuldade na vida de alguém que se afastou da casa do Pai é reencontrar o irmão mais velho, que nunca saiu de casa. A sensação de inferioridade é algo que já foi plantado em seu coração. Não permita que o inimigo use sua vida para tornar as coisas ainda mais difíceis do que já são. Faça festa você também, pois há grande festa no céu por um pecador que se arrepende!
Não seja o irmão do filho que foi... O irmão do filho pródigo.
Seja o irmão do filho que voltou. Estenda suas mãos e caminhe com ele, pois quando você ainda estava em pecado alguém fez isso por você: Jesus.

Marcelo Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário