terça-feira, 5 de julho de 2011

A Bagagem

Às vezes eu comparo a vida a uma longa viagem. É certo que nem todos viajam da mesma forma e têm propósitos absolutamente distintos. Mas no caso da vida, todos temos algo em comum: uma bagagem a carregar.
Algumas pessoas levam para uma semana de viagem, o suficiente para um mês, pensando que uma grande variedade de objetos pode oferecer mais conforto. O peso do excesso de bagagem acaba por tornar o caminho mais penoso e desgastante.
Por outro lado, algumas pessoas que viajarão durante um mês levam bagagem suficiente para três ou quatro dias. Por medo de tornar o caminho cansativo demais, passam por necessidades primárias durante a viagem, às vezes vivem frustrações desnecessárias justamente por falta de bagagem.
Como disse a princípio, a vida é como uma viagem. Se tentarmos percorrer este caminho com bagagem demais, a vida se torna mais penosa e desgastante. Com o tempo, algumas coisas que encontramos no caminho precisam ser deixadas para trás, abandonadas - literalmente jogadas fora... Ansiedades, culpas, dissabores, frustrações, mágoas e principalmente o pecado. Jesus nos convida a lançar sobre ele todas as nossas ansiedades e, na cruz do Calvário, já levou sobre si todo o nosso pecado.
É necessário trocar de bagagem!
Depois de lançar fora o excesso de bagagem, que não servia para mais nada - além de fazer da vida uma viagem mais difícil - é hora de adquirir o que é realmente necessário. Ninguém é feliz ao longo da vida sem carregar consigo uma boa porção de fé, liberdade, confiança, esperança, perdão e comunhão com Deus.
Quantas vezes nos vemos numa das curvas da vida, sem saber o que fazer ou para onde ir! Quem nunca se sentiu perdido entre pessoas que vêm e vão, que não se importam umas com as outras? Aquela sensação de, por vezes, ter tomado um caminho errado... Será tão difícil assim voltar atrás e tomar o caminho certo?
Afinal de contas, qual é o caminho certo? Para onde ele o levará?
Fomos criados para a felicidade. O prazer de Deus consiste no sucesso integral de Seus filhos. Mas só há um Caminho para a felicidade. Uma vida plena e justa só é possível através de Jesus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, o único acesso que temos ao Pai (João 14:6).
Abandone hoje o fardo que pesa sobre a sua vida. Entregue suas angústias e lance suas ansiedades aos pés de Jesus. Ele está esperando uma atitude sua em voltar atrás e, carinhosamente convida: "Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso". (Mateus 11:28 - NVI)

Um comentário: