segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Levanta, segura a minha mão, e anda!

Estava um homem assentado, paralítico, à porta do Templo em Jerusalém. Se estivesse tudo bem, ele certamente não estaria ali, mendigando para sobreviver, mas era essa a sua rotina: mendigar. As pessoas já estavam acostumadas a chegar para adorar e encontrar aquele homem lá sentado pedindo, pedindo, esperando... sempre!
Em um dia como outro qualquer, lá estava ele, como de costume, sentado no mesmo lugar, vendo as mesmas pessoas talvez já cansadas de vê-lo ali, esperando que alguém lhe desse algum trocado.
Pedro e João vinham entrando no santuário quando ele (talvez não pela primeira vez) lhes pediu uma esmola. "Olhe para nós", disse Pedro - e ele olhou esperando receber qualquer ajuda - "não tenho prata nem ouro, mas o que tenho te dou: em nome de Jesus, levanta e anda!"
O que me chama a atenção neste acontecimento não á autoridade que Pedro atribui ao nome de Jesus. Isto nós todos fazemos, sabendo que sem Jesus não podemos fazer nada (Jo 15:5). O que me atrai nesta mensagem é o que Pedro fez e quase ninguém faz: ele tomou o paralítico pela mão, ajudou-o a se firmar, e até que seus pés estivessem firmes ele o sustentou com as mãos. Oh, glória a Deus!
Há tantas pessoas do lado de fora da igreja à espera de ajuda! Tem tanta gente sentada lá, talvez dentro da igreja mesmo, precisando de alguém pra lhe ajudar a se erguer! Muitos estão à margem, literalmente mendigando o pão espiritual, mas não têm forças para se erguer e ficar de pé...
Estas pessoas estão ali o tempo todo. Nós passamos por elas, entramos e saímos e não fazemos nada! Talvez não o façamos por pensar que tudo o que elas precisam seja um pouco de dinheiro ou a solução dos seus problemas, mas não: elas estão ali precisando de um sorriso, um abraço, a "Paz do Senhor"!
Custa tão pouco amar alguém! É tão simples dar importância a quem pensa que não tem! Estas pessoas querem saber que são realmente importantes para alguém, querem ser lembradas pela igreja, pelos irmãos...
Estamos tão acostumados a buscar ouro e prata que pensamos ser disto que todo mundo precisa. Queremos tanto contemplar milagres, ver paralíticos andando e tantas maravilhas, mas não percebemos o que está diante dos nossos olhos.
Estenda as mãos àquele irmão que parece não ter jeito para a obra, dê um abraço naquele outro que não conversa com ninguém, aquele jovem que vive dando escândalos na igreja. Diga a eles que eles são importantes, e que Jesus morreu por eles também.
Seja amável. Seja crente. Deixe Deus te usar.
Diga ao paralítico espiritual mais próximo de você: "Levanta, segura a minha mão, e anda!" e você verá o milagre acontecer.
Paz, em Cristo Jesus.

Um comentário:

  1. Irmão Marcelo, a Paz do Senhor.

    Puxa, que texto lindo...
    O mais excelente dos dons espirituais - e o menos procurado - ainda é e sempre será o amor!
    Que o Senhor possa abrir nossos olhos pra que despertemos de toda essa letargia, como Igreja dEle, e cumpramos o que Ele requer de nós.

    Deus o abençoe, mano.

    ResponderExcluir