terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Bom Alicerce

Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica (...) É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.” (Lucas 6:47,48)

As pessoas comuns, quando vêem alguém embaraçado por algo errado que cometeu, ou envergonhado por um erro escondido há algum tempo, costumam usar um ditado que me chama a atenção: “A casa caiu!”.
Embora muitos crentes acreditem que o alicerce de nossa “casa espiritual” é Jesus, vemos constantemente casas caindo, casamentos arruinados, vidas financeiras fracassadas e, em conseqüência disto, muitos crentes estão se desviando da fé.
Aparentemente, o problema é a falta de Jesus, ou de alicerçar a vida em Jesus. Mas observando a vida de pessoas que não têm Jesus, percebemos que o problema não é só “ter Jesus”. Observe:

1) Alguns casais que não têm Jesus, ficam casados por décadas e criam seus filhos felizes, enquanto alguns crentes não ficam casados dois meses.

2) Muitas pessoas que não têm Jesus vivem tranqüilamente suas vidas comprando e pagando o que compraram, porém há crentes que compram e não são muito dados a pagar o que devem.

3) Em muitas famílias comuns os filhos respeitam os pais e cumprem seus deveres, enquanto nossas igrejas estão cheias de problemas familiares e jovens irresponsáveis que não se submetem aos pais.

4) Conheço profissionais bem sucedidos que nunca levantaram suas mãos para adorar a Deus, e conheço crentes que não perdem um culto e são uns verdadeiros fracassos.

Como você pode perceber, o problema não está em “ter” ou “não ter” Jesus. A verdade é que Jesus nunca ensinou ninguém a “construir casas” sobre Jesus. O que acontece é que somos levados a pensar que a rocha na qual devemos fundar nossas “casas” é o próprio Jesus. Se você está sossegado, pensando que o fato de estar em Jesus livrará sua casa da queda, lamento informar, mas SUA CASA VAI CAIR.
Jesus disse: “Aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras E AS PRATICA, será como o homem que, edificando a sua casa, cavou profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha”.
A rocha, neste contexto, não é Jesus, mas as palavras de Jesus. Não adianta ser crente, ouvir a Palavra todas as noites, fazer parte do louvor, ou mesmo ser um pregador, e não praticar as palavras de Jesus.
Nosso insucesso, na maioria das vezes, não é falta de oração ou de consagração, é falta de agir conforme a Bíblia nos ensina.
        
a) A Bíblia diz que pela muita preguiça desaba o teto, e pela frouxidão das mãos goteja a casa. (Ec 10:18). Quando vemos um incrédulo se esforçando para conquistar seus bens e sendo firme nos propósitos, ele está inconscientemente cumprindo o que Jesus ensinou. Já o crente preguiçoso verá sua casa cair, porque tem a receita nas mãos e não pratica as palavras de Jesus.

b) A Bíblia ensina os maridos a serem gentis para com as esposas, sob pena de suas orações não serem ouvidas por Deus (I Pe 3:7). O marido incrédulo que dá à esposa honra como manda a Bíblia, está firmando sua casa na rocha, enquanto o tolo maridão crente governa sua casa como quer, e acaba frustrando sua fé, pois suas orações são impedidas diante de Deus.

c) A Bíblia nos permite até estarmos irados, mas recomenda que não deixemos que o sol se ponha sobe a nossa ira (Ef 4:26). O homem comum dotado de humildade e que não guarda em si raízes de amargura vive mais e melhor do que o crente que nem participa da Ceia do Senhor por causa do orgulho que não lhe permite perdoar a falta de um irmão.

d) A Bíblia orienta às esposas a se submeterem a seus maridos, sujeitando-se a eles, mesmo quando estes não são crentes (Ef 5:22; Cl 3:18; I Pe 3:1). A mulher descrente que honra a seu marido é mais feliz do que a crente que está sempre em pé de guerra, porque ô coisa ruim é cair na mão de uma mulher rixosa! (Pv 21:9, 19).

Pelo que vimos, fundar a casa sobre a rocha não é simplesmente estar em Cristo. Claro que ao estarmos em Cristo, temos uma salvação proposta, um galardão a receber e a certeza de que para os que estão em Cristo Jesus nenhuma condenação há. Mas ser salvo é uma coisa absolutamente diferente de ter a casa de pé, em paz.
Quando não praticamos as palavras de Jesus somos salvos, mas a vida está de ponta-cabeça, cantamos na igreja, mas o casamento está um inferno, damos dízimos e ofertas, mas a prosperidade não encontra o endereço da nossa casa.
Vamos então, edificar a casa sobre a rocha, seguindo os sábios conselhos de Jesus.
Que a Paz de Deus, que excede todo o entendimento seja conosco!
Marcelo Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário