sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Valor de um Amigo


 
Melhor é serem dois do que um, (...) porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. – Ec 4:9,10 

A natureza do homem revela sua incapacidade de ser feliz sozinho desde a criação. O Senhor Deus ao ver Adão vivendo sozinho no jardim, apenas observando os casais de animais que haviam sido criados, percebeu em Adão a necessidade de ter uma companheira. Na História, os grandes homens sempre eram acompanhados de amigos confiáveis, pessoas em quem depositavam um sentimento de segurança.
O próprio Deus encontrou na pessoa de Abraão uma verdadeira amizade. Percebe-se que quando Deus vê em Abraão a disposição de Lhe oferecer a vida de Isaque, seu único filho, assim como estava no coração de Deus a disposição de entregar pelo homem Seu Filho Jesus, se estabelece uma relação inabalável entre Deus e Abraão.
Jesus, sempre acompanhado dos apóstolos, costumava viver rodeado de amigos, e afirmava que todo aquele que faz a vontade do Pai é Seu amigo. Ele costumava chamar seus amigos mais chegados para momentos especiais e momentos de angústia. Quando se transfigurou no monte Tabor, fez questão de mostrar sua gloriosa aparência divina a seus três amigos mais chegados: Pedro, Tiago e João. No Monte das Oliveiras, quando estava angustiado chamou os onze, mas seus três amigos especiais foram chamados até o jardim para estar com ele por alguns instantes.
Diante de tantos exemplos parece ser tola nossa atitude de nos isolar quando estamos tristes, de tentarmos resolver sozinhos nossos problemas, de não deixar transparecer a tristeza e até a dor que nos atribula.
Às vezes pensamos que é melhor estar na caverna, como Elias, do que assentarmos com um bom e verdadeiro amigo para chorar e pedir suas orações. É preciso aceitar que não somos tão fortes assim, e que até mesmo Jesus pediu a intercessão de seus amigos quando sofreu.
Somos mais fortes quando não estamos sós, e um bom amigo é um tesouro que não se pode comparar. Jesus é o Verdadeiro Amigo, e deixou muitos imitadores em quem podemos confiar. Procure um servo de Deus que lhe transmita confiança, faça dele seu amigo e seja amigo dele também. Melhor é serem dois do que um, pois se um cair o outro o levanta (Ec 4:9,10).
Graça e Paz, da parte do Senhor Jesus Cristo.
Marcelo Reis.

4 comentários:

  1. É...to msm assim,contando sempre com meus amigos...e esse texto me fez ver q meus amigos sao realmente excenciais...obrigada mais uma vez Marcelo..

    ResponderExcluir
  2. Lindo artigo,é a nossa história amigo,agradeço a Deus pela nossa amizade,que Deus te Abençõe e continui Abençoando nossa amizade e que ela cresça cada vez mais com amor e carinho,Deus Abençõe vc e continui escrevendo lindos textos.Paz do Senhor.Abraço.Elza maia.

    ResponderExcluir
  3. Que bom ver vc escrevendo de novo amigo!
    Deus o abençoe sempre...
    Pr. Evaldo José da Silva

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor!

    Amei seu texto, meu irmão Marcelo, e vou compartilhá-lo sem dúvida.
    Louvo a Deus por sua vida e por nossa amizade :-)
    Que o Senhor te abençoe.

    Simone Faith

    ResponderExcluir