domingo, 24 de outubro de 2010

A Arca e a Nova Aliança




Estive observando a beleza que existe na semelhança entre a Arca da Aliança e a Nova Aliança feita entre Deus e o Seu povo. No Êxodo, quando o Senhor tirou Israel do Egito, propôs a Moisés a confecção de alguns utensílios de culto que seriam empregados no Tabernáculo na adoração a Deus. Segundo a tipologia*, os utensílios do Tabernáculo representavam a obra salvadora de Cristo na Nova Aliança. Cada utensílio tem a sua função no culto, bem como sua representação para a Nova Aliança.
         Destes utensílios, o que mais me chama a atenção é a Arca. Deus pediu a Moisés que se fizessem uma arca (Ex 25:10ss) de madeira de acácia, e a revestissem de ouro puro por dentro e por fora. Sobre a arca deveria ser feita uma coroa de ouro ao seu redor, e uma tampa chamada de propiciatório onde seria oferecido o holocausto pelos pecados do povo, sobre ela dois querubins de ouro com seus rostos voltados para baixo e suas asas estendidas cobrindo o propiciatório. Dentro da Arca foram colocadas as pedras da Lei, que Moisés havia recebido (o Testemunho), a vara de Arão que floresceu no deserto e o maná (Hb 9:4)
         Comparada ao que Deus faz hoje ao tirar o homem pecador do “Egito” que é o mundo, a confecção da Arca simbolizando a Aliança entre Deus e o homem é feita todos os dias em um novo pecador. Veja a comparação:

1) A Arca foi feita de madeira, que nasce da terra e, quando se separa dela logo se acaba se não for preservada. Assim também o homem feito da terra, nascido no mundo em pecados, quando é separado da terra (o mundo) precisa ser revestido da presença de Deus para que não pereça.

2) Ao se revestir a Arca com ouro puro, o que era simplesmente madeira deixa de parecer madeira e toma a aparência de puro ouro, aumentando muitíssimo seu valor. O mesmo acontece com o homem pecador quando é escolhido por Deus para ser Seu. Ao ser revestido pelo Espírito Santo, o que tinha aparência de pecado assume a aparência de santidade, e assim como a Arca de madeira, tem seu valor multiplicado infinitas vezes.

3) Os querubins postos sobre a Arca simbolizavam a presença de Deus que descia sobre a Arca quando era oferecido o holocausto, dali o Senhor falava com o sacerdote e lhe respondia. Sobre a vida do homem transformado, do pecado à santidade, está a shekinah de Deus, a fumaça da Sua presença que lhe responde e lhe consola.

4) Dentro da Arca estavam as pedras da Lei (a Aliança), a vara de Arão que floresceu no deserto (o sinal do poder de Deus), e o vaso de ouro que continha amostra do maná que Deus mandou no deserto (o sinal da provisão de Deus). Dentro de cada homem que está em Cristo, em seu coração estão a Aliança feita com Deus por intermédio da fé em Jesus, os frutos do Espírito que floresceram numa terra seca e pecaminosa, e a certeza da provisão de Deus para tempos difíceis.

         Esta comparação nos traz a compreensão de que estamos nos propósitos de Deus há tanto tempo, que somos parte de Sua própria história, de forma que o nosso bem é o Seu prazer, e é por isso que Ele nos dá a Seu tempo a provisão e reafirma todos os dias o amor que nutre por cada um de nós.
        
         Que a nossa vida seja segundo a regeneração da Palavra de Deus. Paz e Graça, da parte do Senhor Jesus!
         Marcelo Reis.

*Tipologia, estudo relacionado aos tipos e antítipos bíblicos, figuras veteroterstamentárias que apontam ou prefiguram seu correspondente no Novo Testamento, ou Nova Aliança 

Nenhum comentário:

Postar um comentário