quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Pecado Para a Morte

Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore”. I João 5:16
Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada”. Mateus 12:31 

O pecado é a parede que faz separação entre o homem e Deus (Is 59:2; Hb 12:14). Na intenção de se aproximar do homem e de nos reconciliar consigo mesmo, Deus enviou Seu único Filho, a fim de remover os nossos pecados (Jo 1:29) e conceder vida eterna a todo aquele que crê (Jo 3:16). Através da fé em Jesus o cristão tem acesso à presença de Deus, do qual foi feito filho por adoção.
            O amor de Deus por alguém que o confessa e a Jesus como Senhor de sua vida é tão grande que qualquer tipo de explicação seria inútil em retratar sua dimensão. Nenhum outro ser poderia entregar um filho por uma pessoa indigna como fez o Senhor. A dor que o próprio Deus sentiu ao ver Seu único Filho agonizando por um pecado que nem era seu supera toda e qualquer atitude que possa demonstrar amor.
            É deste Deus que estamos falando. É a esta salvação que nos referimos. Salvação levada a cabo por um Deus que conhece a fraqueza humana e que se compadece dela. Seria este o mesmo Deus que sentiria prazer em lançar um pecador arrependido no castigo eterno?  Que pecado levaria Deus, que é infinito em amor, a ser incapaz de perdoar?
            Há um vento de doutrina, como muitos outros, que aponta diversos tipos de pecados como sendo o “pecado para a morte”. Muitas vezes, entre os grupos que afirmam isto, a ênfase do pecado para a morte é dada no ato do adultério. Dizem eles que a pessoa uma vez convertida, se cometer o adultério estará lançando sua alma no inferno, pisando o sangue de Jesus, e será muito tarde para se arrepender. É bem verdade que os que viverem em pecado e assim forem achados, não herdarão o reino dos céus, mas o adultério não é o único pecado que exclui o homem da glória de Deus (cf Gl 5:19-21; I Cor 6:9,10).
            Concordar com o pensamento exposto acima é, no mínimo, heresia contra o sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado (I Jo 1:7), além de impedir pessoas de alcançarem a misericórdia do Senhor através dum verdadeiro e puro arrependimento.
            Então, há pecado que não possa ser perdoado? Sim, qualquer pecado, do qual o pecador não se arrepender, não será perdoado. É exatamente o caso do único pecado para a morte: a blasfêmia contra o Espírito Santo.
            Alguns crentes têm medo de haverem cometido o pecado contra o Espírito Santo, mas o próprio medo destas pessoas por si só já é a evidência de que as tais não cometeram este pecado.
            A blasfêmia contra o Espírito Santo não pode ser cometida por alguém que tenha medo de perder sua salvação. Ela consiste em atribuir conscientemente as obras do Espírito Santo ao iníquo, profanando a santidade do Espírito de Deus. Este pecado é cometido apenas por alguém que está tão longe do amor de Deus, e tão morto em sua fé, que o Espírito Santo não pode mais convencê-lo do pecado, por isso não se arrependerá dele.
            Portanto, se há arrependimento [sincero] no coração do pecador, é o Espírito Santo quem está causando. Se o Espírito Santo está em sua vida, onde Ele está há liberdade (II Cor 3:17), e há perdão de Deus para o seu pecado.

            Que esta tão maravilhosa graça do Senhor Jesus seja com todos!

12 comentários:

  1. Irmão Marcelo, a Paz do Senhor.
    Sábias palavras.
    Este é um assunto complexo, realmente.
    As pessoas que, por um ou outro motivo, acham que seu pecado é imperdoável, deveriam ler este texto seu.
    Vai ficar melhor ainda se você fizer a continuação dele!
    Fica a dica!

    Abraço,
    Simone
    adoracaoreverente.com

    ResponderExcluir
  2. PAZ DO SENHOR,AMADO VC CADA DIA SE SUPERANDO NE NAO POSSO DEIXAR DE TWITTAR MAIS ESSA PEROLA

    ResponderExcluir
  3. Amém, meus irmãos. Vocês não sabem como me alegra ver vcs participando e divulgando as artigos deste blog.
    Continuem orando por mim. Infelizmente não são todos que se alegram ao ler os artigos que escrevo.
    Algumas mensagens que recebo às vezes me dão vontade de parar, mas sei que Deus está neste negócio.

    Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  4. nao e bem assim que dissi o apotolo sao paulo na carta aos hebreus cap06 vers04 porque nem nesmo os anjos que rebeliarao tiverao perdao quem dira nois homens pecadores. e mais uma ves o homem se batizado nas aguas ele ja recebeu o espirito santo coreto. e esse mesmo homem trasgredindo o batismo ele estaro brasfemando conrta o espirito santo. como disse o apotolo sao paulo uma vez provado dos dons de deus e caindo sejam outra ves renovados. mais e muito compreso esse asunto tem que orar e sentar para conversar sobre esse asunto apz de deus

    ResponderExcluir
  5. Seja bem-vindo, irmão.
    O escritor de Hebreus (que não sabemos se é Paulo ou não) quando fala da rebelião dos anjos que pecaram, está falando de anjos que insurgiram-se contra Deus a serviço de Satanás, tornando-se opositores de Deus.
    Quando ele fala desta rebelião, está simplesmente dando continuação ao assunto que ele trata em toda a carta: o perigo de seguir as tradições judaicas em detrimento do Evangelho de Cristo. Em toda a carta aos Hebreus, o escritor se empenha em provar a superioridade de Cristo sobre a Lei de Moisés, que até então estava sendo sendo observada para justificação em vez do sangue de Jesus Cristo.
    No capítulo 6 nos vv 4-6 ele reforça que aqueles que foram iluminados e provaram do dom celestial participando do Espírito Santo, experimentaram a bondade da Palavra de Deus (em vez do severidade da Lei) não poderão ser reconduzidos ao arrependimento se abandonarem a maravilhosa Graça do Senhor Jesus para voltar à observância do ritual judaico para justificação.
    Quem agisse assim, estaria invalidando a cruz de Cristo e anulando sua salvação através do sangue expiador. O problema destas pessoas não é alcançar o favor de Deus: é não querer.
    Graças a Deus que as palavras de Jesus em Mateus 12:31 nos esclarecem que a blasfêmia contra o Espírito Santo é proferida e não praticada.
    Agora, quanto a transgredir contra o batismo, entendo que vc emprega o termo a quem pecou depois do batismo. Particularmente, eu não conheço nenhum texto bíblico para apoiar este pensamento, pricipalmente quando o confrontamos com palavras como: "Não pequeis, mas se pecardes tendes um Advogado junto a Deus: Jesus Cristo, o Justo" (1 João 2:1) e as soberanas palavras de Jesus: "aquele que vem a Mim, de maneira nenhuma o lançarei fora" em João 6:37.
    Considerando que o pecado após o batismo seja blasfêmia contra o Espírito Santo, pergunto: quem não pecou? Quem não precisa de perdão?
    Infelizmente nosso conceito de pecado é muito parcial. Atribuímos gravidade apenas aos pecados libidinosos. A fofoca, a arrogância, a rebeldia, a mentira, a cobiça, a desonestidade e tantos outros pecados passam tranquilamente em nossos círculos religiosos como se não fossem pecado.

    Querido irmão, é um prazer enorme ter vc participando aqui. Sinta-se à vontade para comentar e me perdoe se eu demorar um pouquinho a responder.

    Que o Senhor lhe abençoe sempre mais em Cristo Jesus!

    Paz de Deus.

    ResponderExcluir
  6. eu acredito que o pecado nao tem perdao so c apessoa morer na carne e nao tiver geito de clamar mas tanbem no ultimo dia deus o julgara e sabemos que deus e xeio de mizericordia e tem amor por que apalavra mesmo dis que ele nao quer perde nem um dos seus agora o pecado que luscifer cometeu ai sim este nao terra perdao de forma nen uma

    ResponderExcluir
  7. Opa, nisto concordo plenamente!
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  8. apz d Deus amados o ecritor foi unanime em afirmar que e imposivel quanto aqueles que nalflagao na fe ou retrocedem em seu proposito. quando alquem diss a alma que pegar essa morera esta afirmando que alma morre. o apostolo nao afirma qual pecado e para a morte. nao me recordo mas alquem diss todo pecado fora do corpo lhe sera perdoado. mas todo pecado no corpo este nao sera perdoado. e nessa linhagem sao paulo exorta. 01 corintios cp06 vr12 adiante conpreso nao?

    ResponderExcluir
  9. Paz, meu querido irmão!

    O contexto destas palavras ajudam muito a esclarecer:
    "A alma que pecar, esta morrerá" (Ez 18:20).
    Deus esta falando através de Ezequiel contra o antigo provérbio judaico "os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos embotaram" (v.2). Com este provérbio, Israel dizia que Deus castigava os filhos pelos pecados dos pais, o que era uma grande mentira. Esclarecendo a situação, Ezequiel (por Deus) diz: "o pai não levará a iniqüidade do filho, nem o filho a iniqüidade do pai; a alma que pecar, esta morrerá". Como sabemos que o salário do pecado é a morte, e que a Lei de Moisés condenava à morte por apedrejamento, fica claro de que morte Ezequiel está falando.
    Lembrando também que a palavra "alma" na Bíblia, muitas vezes se refere a "pessoa". Isto significa que "o filho não morrerá pelos pecados do pai, nem o pai pelos pecados do filho; quem pecar é que morrerá."

    Já a questão do pecado fora do corpo e do pecado no corpo, a Bíblia não diz que este pecado não terá perdão. Paulo está dizendo que todo pecado que o homem comete, o comete fora do corpo, mas quem se prostitui peca contra o próprio corpo, e isto é inquestionável, mas nada diz sobre não ser perdoado.
    Se Paulo dissesse que a prostituição é um pecado que não tem perdão, ele estaria desmentindo a Jesus que disse que o único pecado que não tem perdão é a blasfêmia PROFERIDA, FALADA, contra o Espírito Santo. Paulo desmentir Jesus não é algo aceitável, então o mínimo que podemos fazer é conciliar as duas passagens com a grande verdade que afirma que a Bíblia não se contradiz.

    Concorda?

    ResponderExcluir
  10. amem amado sabemos o que temos falado e aprendemos o que lemos por meio da biblia e oraç

    ResponderExcluir
  11. Deus me mostra a cada dia que ele nao é o que o homem e a doutrina quer que ele seja. Ele pode sim dependendo do motivo perdoar um pecado se vc se arrepender de coraço.
    Pq o homem na verdade juga mais que Deus, e se eu fosse olhar p isso nunca mais entraria na ccb, pq ja me sentei naqueles bancos adolescente e gravida e na mesma hora o banco se esvaziou.
    Mais continuo firme batendo na porta do senhor nesta religião sem olhar p o lado pq é la que minha alma se conforta e Deus me abraça com sua misericordia deixando os homens confundidos e envergonhados ao verem minha vitoria no meio deles!!! rsr

    ResponderExcluir
  12. Irmão Marcelo,posso utilizar parte deste texto para postar em redes sociais. Na verdade só a parte que fala do amor de Deus para com o "homem"?? O objetivo é evangelização.
    Muito tocante sua expressão,e sabedoria espiritual..
    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir