domingo, 7 de novembro de 2010

O Dízimo e o Cristão

Embora o dízimo seja uma prática comum em nossas igrejas, poucos ensinamentos causam tanta polêmica como este que irei abordar.
O cristão está obrigado a dizimar ou não? Antes de obter a resposta para esta pergunta, é necessário entender a abrangência do dízimo no tempo, bem como as formas de aplicação dadas a ele ao longo da história.

Antes da Lei


Abraão voltava de uma batalha, onde resgatara seu sobrinho Ló. Ao seu encontro vinha Melquisedeque, sacerdote do Senhor, trazendo pão e vinho para garantir a sobrevivência do homem de Deus. O escritor de Hebreus diz que Abraão ainda nem havia nascido quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro, deixando claro que este evento era um projeto de Deus, a fim de dar a Abraão a provisão e a bênção num tempo que ainda estava por vir. Reconhecendo a provisão de Deus na pessoa de Melquisedeque, Abraão entregou-lhe os dízimos de tudo (do que havia conquistado dos reis na guerra), demonstrando gratidão ao Senhor. (cf. Gn 14:18-20; Hb 7:1-10)
Anos depois deste evento, seu neto Jacó viajava de Berseba a Harã. Ao anoitecer, parou num lugar para dormir, usou uma pedra como travesseiro e adormeceu. Em sonhos, viu uma escada que tocava da terra ao céu, e no topo estava Deus. Do alto o Senhor lhe disse que o abençoaria e lhe daria uma grande nação como descendência, e renovou com Jacó as promessas feitas a Abraão. Acordando do sono, Jacó reconheceu aquele lugar como casa de Deus e fez ali um voto dizendo: “Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus, E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.(Gn 28:10-22)
No primeiro caso, Abraão reconhece em Deus a provisão que lhe manteve vivo e dá-lhe graças através do dízimo; e no segundo caso, ao perceber que as bênçãos do Senhor estavam sobre si, Jacó fez com Deus um propósito de dar-lhe os dízimos de tudo o que das Poderosas Mãos viesse a receber.

Na Lei de Moisés


Os filhos de Jacó fizeram o que era mau aos olhos do Senhor. Venderam como escravo aos estrangeiros seu irmão José, o mais querido de Jacó,  e disseram a seu pai que um animal o havia matado. Mas Deus, que conhece os corações, deu a José um lugar de respeito e o tornou governador do Egito. Enquanto José governava o Egito, a fome assolou as outras nações. Sua família foi ao Egito procurar mantimento e o encontraram lá como governador. Faraó permitiu que Jacó e os irmãos de José levassem sua família para viver no Egito, escapando assim da fome que os castigava em Canaã.
Muitos anos se passaram, os israelitas se tornaram um povo numeroso, José morreu e também o Faraó, e levantou-se um outro Faraó que não conhecia José e não via Israel com bons olhos. Este novo Faraó escravizou Israel, e esta escravidão durou aproximadamente quatrocentos anos, durante os reinados de outros faraós.
Mas a promessa de Deus para a descendência de Abraão era prosperidade, e não escravidão. O Senhor se serviu de Moisés para tirar Israel do Egito, e durante os quarenta anos que peregrinaram rumo à terra que Deus havia prometido, foram instruídos em como proceder na partilha das bênçãos daquela terra.
Das doze tribos descendentes de Jacó (Israel), onze partilhariam as terras entre si. A tribo de Levi fora eleita por Deus para Lhe servir no tabernáculo, e sua herança seria a décima parte de tudo quanto fosse produzido nas onze terras distribuídas, bem como da carne dos animais que nelas fossem criados. Esta era a herança dos levitas: os dízimos e as ofertas de seus compatriotas (Js 13:14).
Partindo daí, não fica difícil compreender a repreensão de Deus através de Malaquias, ao acusar os israelitas infiéis nos dízimos e ofertas alçadas de roubarem ao Senhor. Ao não entregar o dízimo para o sustento sacerdotal, o israelita estava cooperando contra o cumprimento da promessa de Deus feita à tribo de Levi, de viver da décima parte dos rendimentos anuais da terra de Canaã.
Na Lei de Moisés, o dízimo ganha caráter obrigatório, diferente do período patriarcal, quando era praticado por reconhecimento e grata voluntariedade.

No Cristianismo


É importante ressaltar que como imposição da Lei, só era permitido que sacerdotes levitas recebessem os dízimos. Provavelmente seja este o motivo de nenhum dos apóstolos ensinarem ou exigirem dos crentes os direitos sobre os dízimos. Jesus, em um único evento (e sob a Lei) comenta sobre a prática do dízimo por parte dos judeus (Mt 23:23 paralelo com Lc 11:42).
Nem Jesus, nem qualquer apóstolo faziam parte da tribo de Levi, o que não os qualificava segundo a Lei como receptores dos dízimos. Paulo ensina por vezes em suas epístolas sobre a contribuição cristã como ato de amor e voluntariedade.
Um fato importante a ser observado é que os judeus convertidos a Cristo não foram instantaneamente isentos do dízimo judaico por ainda fazerem parte da nação de Israel e, como israelitas que eram, deveriam manter-se firmes nos propósitos de Deus para com a nação. Somente em 70 d.C. com a queda de Jerusalém, quando o templo foi destruído por Nero, é que os judeus (tanto judeus cristãos como ortodoxos) deixaram de entregar os dízimos, pois sem o templo cessou o trabalho levítico-sacerdotal. Com o fim do sacerdócio, os judeus deixaram também de oferecer holocaustos, e vivem até os dias atuais sob a liderança dos rabinos.
Aos cristãos não-palestinos o dízimo jamais fora ensinado pelos apóstolos. Nenhuma pessoa que vivia fora das terras partilhadas pelas tribos era responsável por sustentar a tribo de Levi, pois não desfrutavam a herança entre a descendência de Jacó.
Portanto, aplicar Malaquias 3:8-12 à Igreja como obrigatoriedade é, no mínimo, deturpar o texto sagrado, torcê-lo para dizer o que não diz. O versículo 6 trata os interlocutores de Malaquias como “descendentes de Jacó”, ou “filhos de Jacó”, o que exclui os gentios.
Isto quer dizer que o cristão não deve ser dizimista? Não, não quer dizer isto. O que este artigo pretende levar a você, leitor, é o fato de que o dízimo pode sim ser adotado pela Igreja, mas como o foi antes da Lei: por gratidão e reconhecimento, sendo participante de bênçãos sem fim, pois Deus ama a quem dá com alegria (II Cor 9:8), mas não devemos fazer disto uma moeda de troca com Deus. Também não devemos ver o dízimo como ato salvífico, e o não dizimar não deve ser confundido com avareza, desde que o crente seja dado a ofertar de coração aberto.
A dívida que tínhamos com Deus foi paga por Jesus na cruz do Calvário, e toda cédula que nos era contrária foi por Ele cravada na cruz.
É triste ouvir pregadores respeitados aterrorizando igrejas sob a ameaça de que Deus (Deus?!) enviará o devorador a suas casas em caso de falha na contribuição mensal do dízimo. Entenda que nem mesmo no contexto de Ml 3:8-12 Deus está ameaçando os infiéis a lhes enviar o devorador (que se tratava de uma praga de gafanhotos que devorava lavouras, não de um demônio), o que Deus faz neste contexto é prometer aos fiéis, que por amor a eles e à sua fidelidade o devorador será repreendido. Percebe-se uma diferença colossal entre enviar uma praga por causa da infidelidade e repreendê-la por amor à fidelidade.
O objetivo deste artigo não é levantar ainda mais questões além das que já existem sobre o dízimo, tampouco quero questionar a idoneidade das denominações que aplicam o dízimo como contribuição sistemática (aliás, eu mesmo sou dizimista), o que desejo realmente através deste artigo é que nada, absolutamente nada, ponha preço à salvação conquistada e outorgada de graça por Deus, através da fé em Seu Amado Filho, Jesus Cristo – o nosso Senhor.

A Graça do Senhor Jesus seja com todos!

8 comentários:

  1. Paz, meu irmão.
    Legal o seu artigo!
    O Dízimo tem sido achincalhado tanto por incrédulos quanto por crentes mal informados, gerando então um preconceito multifacetado.
    Me dá tristeza quando um pastor usa esse texto aí de Malaquias pra fazer terror na cabeça das pessoas, acaba sendo até escândalo para os não crentes.

    ResponderExcluir
  2. 61-OS DÍZIMOS E AS OFERTAS DO SENHOR DEUS.
    MAL.3:8-10. Deus deu os dízimos e as ofertas, mas para quem?Qual destas igrejas denominacionáis tem o direito de se apossar de Mal.3:8-10?
    Vejam como muitas gentes estão equivocadas.
    ATENÇÃO: Os únicos que tinham o direito de apossar-se de Mal.3:8-10 era apenas a tribo de Leví que não herdaram nenhuma parte na terra da promessa. Leia com atenção Num. 18:20-25.Procure uma bíblia que contenha mapas e você verá que a tribo de Leví não herdou nenhuma ária de terra,só assim eles tinham o direito de receber os dízimos e as ofertas de Mal.3:8-10.Veja também,que os dízimos era também para as viúvas,os órfãos,e os estrangeiros que viviam como escravos entre o povo de Israel.Deut.26:12.Isto é,quando estava em vigor.ATENÇÃO:Você que está se colocando como Levita só para apossar-se de Mal.3:8-10,veja que em Heb.7:5,nos mostra que,para ser Levitas,é preciso ter saído dos lombos de Abraão;portanto,não existe Levitas simbólicos.A igreja cristã primitiva,não tinha o direito de apossar-se de Mal.3:8-10.Por isso os apóstolos de Jesús Cristo, se comportaram diferente dos líderes das igrejas do tempo atual.Os apóstolos trabalhavam em servisso secular para não servir de peso para as igrejas.Atos 18:3.1ºCor.4:10-13.1ºTess.2:9.2ºTess.3:8.Depois da morte de Cristo,
    Mal.3:8-10 perdeu a validade em qualquer parte deste Planeta. (Mat. 27:51;)mas as Coletas para os pobres dentre os santos, foi o que permaneceu na nova aliança feita por meio de Cristo e seus apóstolos. Rom.
    15:26.1ºCor.16:1-4.2ºCor.9:1-7.8:4.”Alguns espertos,se levantam contra a guarda do sábado,que é apenas o 4ºmandmento, porque dizem que a guarda do sábado,é do velho testamento,mas,o dízimo também é do velho testamento,então porque eles estão cobrando o dízimo?Quanto ao mandamento do sábado,era mandamento,e continua sendo mandamento para o filhos de Deus.Pois,ele faz parte dos dez mandamentos,que foram escritos pelo dedo de Deus.Ex.20:3-17;e.31:18;Este mandamento do sábado,se repete como dever para o povo de Deus,nnas escrituras Gregas,conhecida” erroneamente”,como novo testamento.Encontramos em Lucas 4:16;
    23:54-56;Em Atos 18:3;aí nos mostra que o Apóstolo Pauto,apesar de trabalhar de carpinteiro,no dia de sábabo,ele não estava trabalhando,e sim,pregando o evangelho.Vejam também,Atos 16:13;até a vendedora de púrpura da cidade de Tiatira,não estava trabalhando no dia de sábado;nem ela nem o Aposto paulo,e nem as outras mulheres que se ajuntaram naquela reunião na beira de um rio.”ESTE É O EXEMPLO QUE TEMOS DE SEGUIR,QUE NOS FORAM DEIXADOS POR AQUELES QUE JÁ SE FORAM PRESTAR CONTAS AO ALTISSIMO,NOS DEIXANDO UM EXEMPLO DE FIDELIDADE A SER SEGUIDO.
    http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=93428908&

    ResponderExcluir
  3. 105-QUEM ERA A TRIBO DE LEVÍ, E O QUE FASIAM.
    LEVÍ ERA UM DOS FILHOS DE JACÓ;UMA DAS DOZES TRIBOS DE ISRAEL(.Apóc.7:7;
    ERAM OS MELHORES DA NAÇÃO; SENDO OS MAIS FIÉIS AO DEUS DE ISRAEL. Ex.32:26;DEVIAM SER OS MAIS PURIFICADOS,PARA QUE FOSSEM OS REPRESENTANTES DE DEUS NA TERRA.ALÉM DISSO,
    ELES ERAM DESERDADOS DOS BENS IMÓVEIS, PARA TER DIREITO SOMENTE NO SEU DEUS,E NOS DONATIVOS DO POVO,PARA A SUA SOBRESISTENCIA.NÚM.18:20-25;VEJA A SUA BÍBLIA QUE TEM MAPAS,E PROCURE NAS DIVISÕES DA TERRA DA PROMESSA,ALGUMA ÁREA DE TERRA QUE
    FOI DADA COMO HERANÇA AOS LEVITAS,VEJA QUE VOCÊ NÃO VAI ENCONTRAR PORQUE,ELES ERAM DESERDADOS DA HERANÇA DAS TERRAS DA PROMESSA.
    1ºP.Qual das dozes tribo de Israel devia ser mais pura?
    R.Mal.3:3;A tribo de Leví.
    2ºP.O que faziam a tribo de Leví para ser tão pura?
    R.Número 18:23,24;Ministravam no santuário;como sacerdotes,porteiros,cantores,e demais serviços do templo.
    3ºP.O que os sacerdotes deviam ensinar ao povo?
    R.Mal.2:7;Deviam ensinar a lei de Deus.
    4ºP.De quem era os dízimos e as ofertas que o povo trazia ao santuário?
    R.Nú.18:20-25;Era da tribo de Leví,para que houvesse mantimento no santuário.
    5ºP.Quem mais tinham o direito de receber partes dos dízimos ?
    R. Deut.14:28,29;26:12,13;Os estrangeiros,os órfãos,e as viúvas que eram os carentes na época.
    6ºP.Para as despesas do santuário,os cantores,os porteiros,e demais despesas quem teria que trazer ofertas?
    R.Neemias 10:38,39;Os filhos de Israel,e os filhos de Leví.
    7ºP.Que tipo de dízimos, e ofertas, os Levitas traziam?
    R.Neemias 10:38;O dízimo dos dízimos,e ofertas voluntária para a manutenção do santuário.
    8ºP.Com o que se devolvia o dízimos e as ofertas alçadas,era com dinheiro?
    R.Neemías 10:38,39;Não era com dinheiro;mas sim,com os produtos da terra.
    9ºP.Em que ocasião as ofertas teriam que ser em dinheiro?
    R.2ºReis 12:4-9;Por ocasião de uma construção do templo,ou de uma reforma.
    10ºP.Porque o povo de Israel ficaram sem conhecimento da verdade?
    R.Oséias 4:6-9;Foi porque os sacerdotes esqueceram da lei de Deus,e não ensinavam corretamente.
    11ºP.Quando Jesus vei a terra,como se encontravam os sacerdotes Levitas?
    R.João 2:14-16;Estavam totalmente corrompidos,e apoiavam o comércio no templo, como as igrejas atuais.
    12ºP.Em lugar dos dízimos e das ofertas, que eram para os Levitas,as viúvas,os órfãos,e os estrangeiros,o que ficou na nova aliança deixada por cristo?
    R.1ºCor.16:1-4;Rom.15:26;etc.Ficou as coletas para os pobres dentre os santos.
    13ºp.Quando Cristo cumpriu sua missão na terra,o que aconteceu com a cortina,ou véu do templo?
    R.Mat.27:50,51;O véu do templo rasgou-se de alto a baixo,deixando os sacerdotes levitas sem o apôio divino.
    Dali para frente, eles foram destituídos do posto que ocupavam perante Deus,e deixaram de ser os seus representantes.
    14ºP.Agora quem é o sacerdote que intercede pelos pecadores?
    R.Heb.7:12-17;O sacerdote é Cristo Jesus,que derramou o seu sangue pelos pecadores.
    “Aqueles que querem ser Levitas só por causa do dinheiro do povo,não se esqueçam que para ser Levitas,tem que ter saídos dos lombos de Abraão,como descendentes carnais.”Heb.7:5;Do contrário disto,você é quem está robando,por tomar posse daquilo que não lhe pertence.
    Assim nós vemos a grande falta de luz nas religiões atuais que estão usando a bíblia sagrada, mas, não conhece o seu conteúdo. Amém. http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=93428908&

    ResponderExcluir
  4. 104-PARA QUEM DEUS DEU OS DÍZIMOS E AS OFERTAS DE MAL.3:8-10;
    MAL.3:8-10;DIZ:”Robará o homem a Deus?Todavia vós me robais,e dizeis:Em que te robamos?Nos dízimos e nas ofertas alçadas.Com maldição sois amaldiçoados,porque me robais a mim,vós,toda a nação.Trasei todos os dízimos a casa do tesouro,para que haja” mantimento” na minha casa,e depois fasei prova de mim,diz o Senhor dos Exércitos,se eu não vos abrir as janelas do céu,e não derramar sobre vós uma benção tal,que dela vos advenha a maior abastança.”Pois bem:Aqui está o texto que quase todas as religiões se valem,para exigir dos seus adeptos,os dízimos,e as ofertas;e ainda mais,algumas igrejas estão exigindo os dízimos dos dízimos.
    1ºPonto. Núm. 18:20-25;aí nos mostra que os dízimos e as ofertas que pertenciam ao Senhor Deus,foram dados para a tribo de Leví,que não tinham direito nas terras da promessa.Moravam em uma área que pertencia ao santuário;a única herança deles,era o Senhor seu Deus.Para confirmar isto,eu convido o presado leitor,a procurar uma bíblia que tenha mapas,e veja o mapa das divisões da terra da promessa.você vai ver que a tribo de Leví,não aparece com nenhuma área de terra;isto porque eles eram deserdados,conforme nos mostra Num.18:20-25;só assim eles tinham o direito de receber os dízimos e as ofertas que pertenciam ao Senhor Deus.
    Vejamos agora quem mais tinham o direito de receber parte dos dízimos que eram do Senhor Deus.
    Deut.14:28,29;diz:”Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua novidade no mesmo ano,e os recolherás nas tuas portas.Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem ),e o “estrangeiro,”e o “órfão”,e a viúva,que estão dentro das suas portas,e comerão,e farta-ci-ão;para que o Senhor teu Deus,te abençoe em toda a obra das tuas mãos,que fizeres.”Veja também Deut.26:12,13;diz:”Quando acabares de dizimar todos os dízimos da tua novidade no ano terceiro,que é o ano dos dízimos,então os dará ao levita,ao estrangeiro,ao órfão e a viúva,para que coma dentro das tuas portas,e se fartem.””E dirás perante o Senhor teu Deus:Tirei o que é consagrado da minha casa,e dei também ao Levita,e ao estrangeiro,e ao órfão e a viúva,conforme a todos os teus mandamentos que me tens ordenado;nada traspassei dos teus mandamentos,nem deles me esqueci.”
    VEJAM QUE O DÍZIMO SÓ ERA RECOLHIDO A CADA 3 ANOS.
    Como eram mantidos os dependentes dos dízimos,até que os 3 anos passassem?
    De acordo com Lev.19:9;nos informa que quando os israelitas fizessem a colheita em suas lavouras,eles deviam deixar as espigas que caem,e também,não deviam colher toda a produção de suas lavouras,mas deviam deixar para os pobres,e para os estrangeiros,incluindo as viúvas.Rute 2:2;
    COMO ERAM SUSTENTADOS OS LEVITAS ATÉ A DOVOLUÇÃO DOS DÍZIMOS QUE DURAVAM 3 ANOS?(É preciso que as pessoas analisem, e vejam as coisas com clareza).
    Os Levitas eram os santos de Deus; portanto, eles não poderiam ser encontrados colhendo rabiscos nos campos.
    Então, como eram sustentados até chegar o ano dos dízimos?Pois bem: Ex.23:19;aí nos informa que os melhores dos primeiros frutos maduros,os israelitas deviam trazer ao templo,aos sacerdotes Levitas,com várias outras ofertas,para o seu sustento,juntamente com parte da carne dos animais que eram sacrificados.Lev.10:12-14;Além do mais,os Sacerdotes Levitas,recebiam o dízimo,e também devolviam o dízimo para o sumo sacerdote.Núm.18:26-28;”Dízimo dos dízimos.”Pergunte agora ao seu pastor se ele devolve o dízimo dos dízimos?Para quem ele devolve?Esta pergunta nem vale apena ouvir a resposta. Pois estas igrejas denominacionáis não estão enquadradas em nenhuma página da bíblia sagrada:A bíblia sagrada é usada de maneira fictícia para defenderem estas igrejas denominacionáis.E ainda mais;o dízimo era devolvido somente com os produtos que eram colhido na terra.Pois o texto de Mal.3:10;diz:...”Para que haja mantimento em minha casa...”MAS HOJE ESTÁ HAVENDO É MUITO DINHEIRO NO BOLSO DOS LÍDERES RELIGIÓSOS.http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=93428908&

    ResponderExcluir
  5. Irmão João José, a Paz do Senhor seja sempre sobre a sua vida!
    Seja bem-vindo ao blog!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que criao confusao sobre uma coisa tao sinples o velho testamento e formado de leis e mandamentos leis forao abolidas a lei do taliao ou seja olho por olho e dente por dente mas os mandamentos nao forao, e dizimo nao e lei e mandamento e mandamento e eterno nem jesus mudou, ele os ratificou no novo testamento agora se formos inguinorar o s dizimos porque começou no novo velho testamento podemos inguinorar tanbem nao mataras,nao furtaras, e assim por diante o velho testamento e recheado de mandamentos e um deles e o dizimo eu acho que malaquias 3.10 nao foi aniquilado pela graça, nao vamos misturar leis com mandamentos fica ai minha visao fiquem na paz

      Excluir
  7. Amém, Pr. Joabe! Muito obrigado por participar.
    É verdade que desprezar o dízimo pelo fato de haver sido ordenado no Antigo Testamento não está correto. É bom lembrar também que esta não é a intenção deste artigo.
    Porém, com todo respeito à pessoa do senhor, não podemos fazer uma exegese presumida desprezando as normas de coerência na interpretação. Digo isto porque quando citamos o decálogo(como o senhor citou o "não matarás")como mandamento, devemos acreditar nele todo, inclusive no mandamento da guarda sabática. Não estou com isto defendendo o sábado, mas fazendo o senhor se recordar pela sua orientação assembleiana que nem todos os mandamentos recebidos no Antigo Testamento estão inseridos no meio cristão à luz da mensagem bíblica integral.
    O Senhor deve concordar comigo que a Lei era composta de ordenanças (mandamentos, cf. I Reis 2:3), e tentar separar as leis e os mandamentos seria o mesmo que separarar um texto de suas frases. O que realmente importa é: que mandamentos são para Israel, que mandamentos são para igreja e que mandamentos são para ambos.
    Não estou aqui pregando CONTRA o dízimo, mas contra a obrigação legal imposta a ele sem apoio honesto da Bíblia Sagrada.
    Malaquias 3 foi redigido a um povo que desfrutou da partilha das terras em Israel, terra esta dada por herança aos descendentes de Jacó. Como dizem as Escrituras, a tribo que não recebeu herança na partilha da terra foi compensada por Deus no recebimento da décima parte de tudo o que fosse plantado ou criado através daquela terra.
    Para estar obrigado a dizimar, o dizimista era um dos participantes da partilha, do usufruto da terra da Palestina.
    Você participou da partilha? Pois é, nem eu.
    Por isto fico com o que diz respeito às nações, aos gentios que nunca partilharam da terra israelense: "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não por constrangimento, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." (2 Corintios 9:7).
    Considero porém, que em nenhum lugar as Escrituras proíbem a prática do dízimo, a não ser que pessoas que não pertençam à tribo de Levi o recebam na forma da Lei (ou mandamento, se o termo for mais apropriado).
    Portanto, podemos ser dizimistas, desde que isto seja voluntário. O senhor pode, como pastor, receber os dízimos, mas não na forma da Lei, pois não é levita. Nem Cristo, nem os apóstolos, por não serem da linhagem de Levi, ousaram fazer isto.
    Graça e Paz, da parte de Deus e de Crito Jesus.

    ResponderExcluir