sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Você Tem Discernimento?

"O bom senso te guardará, e o discernimento te protegerá." (Pv 2:11)

Nem tudo o que reluz é ouro, já diziam os antigos. Antes disto, já dizia a Bíblia: não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus (I Jo 4:1).
Por mais que haja sempre quem ensine a não se crer em tudo o que se escuta por aí sem examinar à luz da Bíblia, as esquisitices do cenário (e por que não picadeiro?) gospel continuam dando cria. Parece que o crente brasileiro tem dentro de si um velho homem enterrado vivo, que vive batendo à porta (da tampa do caixão) implorando por um pouquinho de paganismo.
A falta de discernimento tem deixado muita gente sem saber quem é o Deus a quem serve, pois têm recebido em nome d'Ele promessas infundadas, ensinamentos estranhos à Sua própria Palavra, doutrinas anti e extra bíblicas, e têm aprendido a crer em sinais que não resistem a um confronto com a Bíblia. Muitas destas pessoas, quando se dão conta da frustração que viveram, depois de uma decepção religiosa, acabam por abandonar a fé e a armar-se contra o Evangelho, e este é o grande mal que tentamos combater quando procuramos conservar a ortodoxia do culto cristão.
O Evangelho é simples. Deus ama a simplicidade. Não existe razões para tentarmos "incrementar" as maravilhas que o Senhor opera no meio do seu povo. Não existe maior milagre que a transformação que o verdadeiro Evangelho produz no coração das pessoas, nem há cura maior do que o homem ser curado de seus próprios pecados.
O Senhor Jesus ainda cura lepra, câncer, AIDS, depressão e todo o tipo de enfermidade, tanto no corpo quanto na alma. Sinais e maravilhas são atuais e necessários para o crescimento da Igreja. Deus tem prazer em ver os filhos abençoados, vivendo confortavelmente nesta vida, mas nem a cura, nem os sinais, nem as maravilhas, nem as bênçãos, a prosperidade ou qualquer outra consequência da conversão a Cristo podem ocupar o centro da mensagem que pregamos, pois o centro é Cristo!
Sinais não são garantia e não dão credenciais a pregador nenhum. Nem mesmo Faraó quis acreditar na palavra de Moisés baseando-se apenas nos sinais que lhe apresentou. Observe os sinais que Deus operou por Moisés diante de Faraó:
Moisés lançou sua vara diante de Faraó, e a vara se transformou em serpente. Isto impressionaria Faraó, se os magos do Egito não tivessem poder para fazer o mesmo, como fizeram (Ex 7:8-12). Deus disse a Moisés para tocar as águas com a vara, e obedecendo Moisés, as águas se tornaram em sangue, mas os magos também fizeram o mesmo (Ex 7:17-22). Novamente a mandado de Deus, Moisés fez com que as águas do Egito produzissem rãs e invadissem as casas dos egípcios, e os magos fizeram o mesmo (Ex 8:5-7). Outra vez Moisés operou sinais, fazendo a terra produzir uma praga de piolhos sem igual, e os magos fizeram também (Ex 8:17-18). Assim ocorreu também com a praga das moscas que seguiu as demais pragas.
Faraó rendeu-se ao apelo de Moisés somente depois de perceber que o Senhor fez distinção entre os egípcios e os hebreus amaldiçoando com pragas os primeiros e poupando de todas elas o povo de Deus.
Se o ímpio Faraó reconhecia que tanto o nosso Deus quanto os espíritos a quem servia eram capazes de operar sinais e maravilhas, nós devemos superá-lo em sabedoria pela sabedoria que vem do alto, pois nós temos a mente de Cristo.
Não devemos ser movidos facilmente por milagres ou por qualquer outra manifestação sobrenatural sem que haja um propósito na causa do Evangelho, e que - no mínimo - não cause estranheza à Bíblia Sagrada. É a Palavra de Deus quem nos ensina a interpretar as experiências sobrenaturais, e não o contrário.
É cabuloso o aumento do número de igrejas com as mais variadas manifestações, adotando objetos de culto, pontos de contato, entrevistas com demônios, unções bizarras que levam pessoas a parecer animais em nome do Espírito Santo, falsas profecias e ventos de doutrinas. Isto vem nos mostrar que o discernimento está em falta, e os incautos estão sendo levados pela avalanche de heresias que se têm pregado por aí em nome do Senhor.
Se você não vê nenhuma necessidade em pedir a Deus o discernimento e não se preocupa com o conhecimento da Palavra, tome cuidado, você pode ser uma das almas levadas às profundezas da apostasia, no comodismo mórbido das mentes ignorantes.

Procure crescer em graça e conhecimento para a glória de Deus Pai.
Em Cristo Jesus, Marcelo Reis.

***********************
Você poderá se interessar também por:
Idolatria Gospel
Lanna Holder e a Teologia da Inclusão
O Evangelho da Barganha 
Precisa-se de Pregadores
Salvem Nossos Cultos

Nenhum comentário:

Postar um comentário