quarta-feira, 27 de julho de 2011

De onde veio a mulher de Caim?

"(...)E Caim foi viver na terra de Node, (...) e conheceu a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque." (Gn 4:16, 17 - ACF)

A história de Caim, filho de Adão e Eva, é uma das histórias mais conhecidas da Bíblia Sagrada. Até mesmo quem não tem o hábito de ler as Escrituras sabe contar de cór o episódio do primeiro homicídio. Como é narrado no livro de Gênesis, Adão e Eva tiveram dois filhos, Abel - que era pastor de ovelhas -  e Caim - que era agricultor. Certo dia, Caim apresentou ao Senhor uma oferta dos frutos de sua lavoura, mas o Senhor não aceitou a oferta de Caim. Vindo Abel, seu irmão mais novo, a oferecer também uma oferta ao Senhor, apresentou a melhor parte do seu rebanho e agradou a Deus com seu propósito. Ao ver que Deus aceitara a oferta de Abel mas recusara a sua, Caim irou-se contra Abel e matou-o no campo. A sentença de Deus sobre o pecado de Caim foi a expulsão da terra onde vivia a sua família.
É neste ponto da história que surge a pergunta que enculca a muitos irmãos. Se Eva havia dado à luz apenas Caim e Abel, e não existia até então outras famílias mencionadas na Bíblia, de onde veio a mulher de Caim?
O texto da maioria das versões de Almeida dá a entender que, depois de expulso da terra de seus pais, Caim foi para a terra de Node e lá conheceu literalmente sua mulher. Para entender melhor a passagem, é necessário considerarmos alguns pormenores do texto e abrirmos mão de algumas coisas que a Bíblia não diz:

1) A Bíblia não diz que Adão e Eva geraram apenas Abel e Caim. Além de Sete, que o Senhor deu no lugar de Abel, eles geraram filhos e filhas (Gn 5:4).
2) A palavra conhecer neste contexto, no estilo semítico (hebreu) de literatura, significa ter relações sexuais, e não ser apresentado a alguém como na nossa cultura. Isto é facilmente verificado ao consultar versões traduzidas por equivalência dinâmica de palavras (como a NVI, NTLH entre outras) em vez de equivalência formal, como é o caso da maioria das versões de Almeida. A NVI diz o seguinte em Gn 4:17: "Caim teve relações com sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Enoque (...)"
 3) Como o incestou só foi proibido na Lei, dada por Deus a Moisés séculos depois (Dt 27:22), é altamente possível considerar que a mulher de Caim fosse ou sua irmã ou sua sobrinha.

Seja quem for a mulher de Caim, o que não podemos concluir é que ela tenha sido alguém oriunda de uma outra criação, além da criação descrita na Bíblia. Não devemos supor que houvesse um povo criado fora do jardim, à parte da descendência de Adão.

Marcelo Reis.

2 comentários:

  1. A Paz do Senhor, irmão Marcelo.

    Questões como essa costumam dar nó na cabeça da gente, como aquela também famosa: Adão tinha umbigo?
    Interessante a sua abordagem! Simples e clara.
    Estou gostando muito dos teus posts! Continue assim, mano.
    Deus o abençoe!

    Simone
    @simoneffaith

    ResponderExcluir
  2. É verdade, irmã Simone. Eu acho que esse tipo de questão deve ser sempre analisada mesmo para evitar as gafes que cometemos por faltar conhecimento.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir