sexta-feira, 19 de agosto de 2011

I Cor 11:6 - Sobre o Uso do Véu

"Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu." I Cor 11:6
Corinto não era uma igreja de poucos problemas. Se analisarmos cuidadosamente as duas cartas que Paulo escreveu aos coríntios, veremos que esta igreja apresentou mais problemas do que qualquer outra nos dias apostólicos. Logo no primeiro capítulo da primeira carta, nos versículos 10 a 16, Paulo reclama a falta de consenso na maioria dos assuntos discutidos na igreja. Paulo se diz aliviado por ter batizado poucos crentes desta igreja, para que poucos usassem o seu nome em suas dissensões.
Em 3:1ss Paulo se queixa da imaturidade dos membros da igreja, dizendo que ainda necessitam ser alimentados com "leite" e não podem receber um alimento "sólido". Em 4:6 ele diz estar aplicando o ensino para que eles aprendam a não ir além do que está escrito. No capítulo 5 o apóstolo reclama a tolerância da igreja para com a fornicação, de forma que haja um homem que mantenha relações sexuais com a esposa do próprio pai, sua madrasta, e diante disso a igreja nem se importe. No capítulo 6, ele está estarrecido com a desvalorização do discernimento entre os crentes nas questões litigiosas. Os problemas graves entre os irmãos eram levados para ser resolvidos pelos ímpios, como se não houvesse entre os crentes um conselheiro aprovado.
Em 9:1ss Paulo precisa se defender de alguns que o condenam por ele aparentemente estar sendo sustentado pelos irmãos de alguma forma. Ele prova seu direito legítimo de deixar de trabalhar como os outros apóstolos, mas diz que prefere trabalhar para que crentes como os de Corinto não anulem a glória do Evangelho de Cristo por esta questão. O capítulo 10 mostra claramente o perigo que os irmãos estão correndo em participar da mesa do Senhor e da mesa da idolatria. O capítulo 11 apresenta apenas mais um dos muitos problemas que Paulo tratará em Corinto depois deste:
Como cidade grega que era, Corinto estava repleta de cultos pagãos. Entre os gregos pagãos estavam também os judeus helenistas e os novos convertidos ao cristianismo. A princípio, os primeiros cristãos da cidade eram, majoritariamente, vindos do judaísmo. Os costumes semíticos perduram por um bom tempo entre os primeiros cristãos por influência do passado judaico que estes tiveram. Entre os costumes semíticos estava o de as mulheres não se apresentarem publicamente com a cabeça descoberta, pois agindo assim estariam desonrando ao seu marido, que é o seu cabeça (11:3).
O culto a Afrodite, deusa da fertilidade, era muito popular na cidade. Neste culto, as mulheres se relacionavam sexualmente com vários homens, sobre os altares de Afrodite. Na ocasião das solenidades à deusa, as mulheres se apresentavam com a cabeça raspada, e a popularidade deste costume idenfificava automaticamente as mulheres carecas com as desvirtuadas mulheres do culto afrodisíaco, por este motivo as mulheres honradas mantinham seus cabelos sempre crescidos.
Para a glória de Deus, muitas dessas mulheres pagãs receberam o Evangelho de bom grado, assim como muitas outras mulheres pagãs que não participavam do culto da fertilidade, e que também não viviam o costume semítico de cobrir a cabeça.
Quando estas mulheres carecas ou de cabelos curtos se apresentavam nos cultos públicos com a cabeça descoberta, acontecia o escândalo, o costume era ferido e a ordem ameaçada.
De acordo com o costume, a mulher trazia sempre sobre a cabeça o sinal de autoridade (do marido), mesmo as solteiras que um dia iriam se casar. Apresentar-se publicamente com a cabeça descoberta denotava desobediência e desrespeito pelos homens, e ainda imoralidade. Na congregação, sempre acreditou-se na presença dos anjos durante o culto. A desordem moral, e a aparente falta de respeito com a cultura da maioria poderia resultar na perda da assistência angelical nas reuniões.
A questão do ensinamento de Paulo neste contexto era a (aparente) insubordinação das mulheres para com os homens nas reuniões da igreja. Quando a mulher desonra a sua cabeça, neste texto, a cabeça é o marido. O apóstolo está tratando de um problema cultural de uma igreja local, por isso deixa a critério dos crentes de Corinto o julgamento entre honra e desonra para uma mulher orar a Deus descoberta (v.13). Ele faz questão de lembrá-los que a mesma natureza lhes ensina que para o homem é desonroso ter os cabelos crescidos (v.14). Este é o ponto crucial para o reconhecimento do problema como sendo da cultura local e não uma infração da vontade divina. Caso o padrão moral para estes costumes fosse o divino, não seria desonroso para o homem ter o cabelo crescido, pois o próprio Deus exigia que os nazireus não cortassem os cabelos, assim como fez com Sansão. Ora, a honra de Sansão estava em seus cabelos, como então cabelos crescidos para o homem seria uma desonra? Na cultura dos judeus palestinos também os homens eram majoritariamente cabeludos.
Outra observação importante na questão do costume é o uso do véu em outras ocasiões, em contextos e épocas diferentes. Quando Rebeca encontrou Isaque pela primeira vez, assim que o viu e soube que seria ele o seu futuro esposo, ela tomou o véu e cobriu-se para reverenciá-lo (Gn 24:65). Judá confundiu Tamar com uma prostituta por ela ESTAR USANDO VÉU (Gn 38:15).
No caso das mulheres brasileiras, apresentar-se publicamente com a cabeça descoberta não é nenhuma desonra. Do ensinamento paulino aos coríntios, boa parte dos crentes brasileiros tem absorvido que para a mulher é honroso ter o cabelo crescido porque este lhe foi dado em lugar de véu, no máximo.
Não existe problema em uma igreja brasileira adotar o uso do véu, (como fazem a Congregação Cristã no Brasil e suas vertentes)  pois mesmo que isto pareça incomum diante da cultura local, a prática não fere padrões de dignidade e respeito. Há problema sim em "divinizar" o uso do véu como se Deus não ouvisse ou não aceitasse as orações de mulheres com a cabeça descoberta, pois isso não tem base bíblica nenhuma. O fato de o apóstolo Paulo incentivar o uso do véu na igreja de Corinto iria reparar um problema social e moral que prejudicava a qualidade do culto local, mas não tinha a intenção de fazer Deus ouvir orações que antes não ouvia.
Como saber se nossas mulheres devem ou não usar o véu nos nossos cultos? Faço minhas as palavras de Paulo: "Julgai entre vós mesmos!" e "Se alguém quiser criar contenda por isso, nós não temos este costume, nem as igrejas de Deus".

Por Cristo Jesus,
Marcelo Reis.

***************************

Você pode se interessar também por:
Resposta aos irmãos da CCB que dizem que eu critico sua igreja

Dias Escuros Para a Congregação Cristã no Brasil
É Correto Crer na Regeneração Batismal?
Línguas Estranhas - Evidência Primaz do Batismo no Espírito Santo?
O Dízimo e o Cristão
O Pecado Para a Morte
Quando a Vaidade se Torna Pecado?
Salvação: Fé ou Obras?
"Santin de Goiás" na CCB - Ministério Jandira
Um Equívoco Sobre a Ceia do Senhor 

24 comentários:

  1. Graça e Paz, irmão Marcelo!
    Passando pra twittar este artigo que, por sinal, foi muito bem elaborado. =)
    Abraços, que Jesus te abençoe.

    Simone
    adoracaoreverente.com

    ResponderExcluir
  2. Fique à vontade, abençoada! O Blog é todo seu!

    ResponderExcluir
  3. MEU BHODER

    DIZER QUE O USO DO VÉU É INUTIL É ALGO REPROVADO NAS QUESTÕES CRISTAS ,POIS SABEMOS QUE OS COSTUMES DAS IGREJAS PRIMITIVAS DEVEM SER CONSIDERADAS COMO PRIMICIAS ESPIRITUAIS ,NÃO VEDEMOS NOS ENVERGONHAR PORQUE ESTAMOS EM PAÍS TROPICAL OU OCIDENTAL ESSA N É A QUESTÃO ,O QUE DEVE SER MANTIDO É O ATUAL FUNDAMENTO ESPIRITUAL DA DOUTRINA ,SE FORMOS DIZER SOBRE DOUTRINAS ANTIGAS ,O DIZIMO DEVE SER TAXADO COMO ALGO ARCAICO E RUDE ´POR SER MAIS ANTIGO DO QUE A DOUTRINA DATA POR PAULO EM CORINTO ,POIS NEM EXISTE MAIS A TRIBO DE LEVI QUE ERA SUSTENTADA PELA A IRMANDADE ATRAVES DOS DIZIMOS E ATÉ HOJE MUITOS PASTORES COMEM DA GORDURA DAS OVELHAS E VESTEM DA LÃ DELAS E ENRIQUESSEM INLICITAMENTE .

    ResponderExcluir
  4. Irmão Weder, seja muito bem vindo.
    Querido, observe que o artigo não diz que o uso do véu inútil. Inclusive ele aponta a utilidade do uso do véu no contexto de 1 Cor 11. Não estamos falando também que o véu é motivo de vergonha num país tropical, você leu o penúltimo parágrafo?
    Agora me explique uma coisa, baseados em que os costumes primitivos devem ser considerados como primícias espirituais? Quem disse isso? Está escrito?
    Se tivermos que concordar com este ponto de vista, teremos de praticar também o lava-pés, a partilha de bens, a Páscoa que os primitivos ainda celebravam e mais um monte de outras coisas que não se encaixam em sentido algum do contexto ocidental cristão.
    Quanto ao dízimo, tenho um artigo publicado aqui chamado "O Dízimo e o Cristão" publicado em setembro do ano passado. Em detrimento de minha orientação assembleiana, eu não espero que a Bíblia diga o que minha igreja diz, mas o contrário.
    Agora na questão do sustento pastoral, uma análise simples de 1 Cor 9 (principalmente nos vv. 6 e 14) dá uma boa esclarecida no assunto.

    Continue participando, é um prazer ter sua presença aqui.

    ResponderExcluir
  5. Ola meus caros irmaos Gemima e Marcelo, sei que religiao nao se discute, pois desde a antiguidade quando se falava em DEUS criavam-se tumultos e tribulaçoes, por onde o SENHOR JESUS passava mudos falavam, cegos enxergavam, espiritos imundos eram expulsos, mercenarios deixavam seus ouros para seguirem o SENHOR, e muitas obras eram e ainda sao louvado seja DEUS concretizadas, mas porem existiam e existe aqueles que nao contentes criavam tumultos e rebelioes contra a obra de DEUS, ate mesmo os que a ELE seguiam, dentro de tantos milagres no meio de multidoes, a obra o milagre os feitos nao sao de quem escolhe, mas sim de quem e escolhido por DEUS para ser contemplado por suas boas obras, creio que DEUS pode sim ter chamado voces para servir a ELE na assembleia, mas esse blog, tipo uma campanha, palavras de vai e vem contra veu, contra doutrina e tantos outros gloses,isso nao, nao vem da parte de DEUS, nem da parte da IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS,mas sim vem do Marcelo, machucado, como so um diamante pode estragar o outro, vem de um irmao que se rebelou depois de ter sido repreendido por outro, e de ter ido buscar a DEUS em outro lugar depois ter tentado voltar para suas raizes, e nao ter conseguido se brotar novamente, entao esse irmao volta para o lugar onde ele foi bem recebido na carne o qual assim exaltou seu espirito, ele pode mostrar toda a sua habilidade com a palavra sabia de sua teologia, podendo orar e profetizar sem ser repreendido pela hora ou palavra dita onde muitos irmaos o tem como um trofeu por ter entre aspas abandonado a CONGREGAÇAO e ter ido para a ASSEMBLEIA mas que no fundo nao sabem os reais motivos que o levaram para la.Na verdade sua revolta e suas palavras bem escritas esclarecidas sao para revelar algo que voce queria dizer publicamente se possivel vc falaria todas essas palavras nos microfones de testemunho e olharia bem nos olhos daqueles que o feriram, daqueles que olharam com olhares torcidos quando vcs tentaram retornar, aqueles que ficaram olhando no dia da santa ceia pra ver se vcs iam pedir perdao, nao tiro a razao de vcs por muitos motivos dentro das igrejas existem gente piores do os do mundo,mas sei que nosso DEUS nao esta contente com esse tipo de rebeliao que vcs criaram e cinseramente ainda espero ver vcs sentados naqueles bancos onde o SENHOR muito consolou, e socorreu vcs nos dias de afliçoes a paz de DEUS. NARA

    ResponderExcluir
  6. Paz de Deus, irmã Nara! Fico feliz com sua visista neste espaço.
    Irmã, antes de qualquer coisa que eu diga, convenhamos que este artigo não critica o uso do véu nem as igrejas que o adotam. O texto é demasiadamente claro.
    Mas, com todo o carinho, eu insisto em dizer que não saí da Congregação por ferida alguma. Aliás, não há ferida alguma que a Congregação tivesse me causado. Amo os irmãos da CCB, tenho muito apreço por eles e me sinto querido também entre eles.
    Eu gostaria muito que os irmãos se conformassem com a ideia de que eu não congrego mais na Congregação Cristã por não concordar com as doutrinas esposadas por ela. Porém, o fato de eu discordar em muitos pontos doutrinários não os diminui para mim como crentes salvos em Cristo Jesus que vocês são.
    Agora, a respeito dos assuntos que publico neste blog que vc disse que não vem de Deus, damos o nome de apologia. Se não existisse apologética a Igreja Cristã seria um emaranhado de coisas estranhas aceitas como verdadeiras por não haver quem questionasse.
    E o simples fato de eu prefirir estar em outra denominação já exclui a ideia de eu querer dizer estas coisas nos microfones da Congregação, e isto sim constituiria um ato de rebelião.
    O desejo sincero do meu coração é que vocês não me tenham como alguém que saiu machucado da igreja de vocês.
    Outro desejo que tenho, é que vocês usassem o mesmo argumento de "não saia de sua igreja porque está machucado" com as centenas de evangélicos que migram para a CCB depois de serem bombardeados de críticas contra suas igrejas afim de serem levados para o redil da CCB.
    Concluindo, quando voltei para a CCB há dois anos atrás, não tive a intenção de "voltar às minhas raízes", afinal eu nunca me afastei do Evangelho de Cristo (que é a minha raiz), mas senti necessidade de congregar com a minha família. O que aconteceu depois disto foi uma incompatibilidade doutrinária entre mim e a CCB. Ninguém me olhou torcido a ponto de me fazer desistir da volta. Muito pelo contrário, lá sim me fizeram de troféu com as frases: "Eu não disse que não tinha outro lugar pra vc servir a Deus?"

    Com tudo isso, ainda amo estes irmãos.
    Mas por favor, não atribuam a mim uma rebelião que não existe. Isto é calúnia, coisa que não procede de Deus.

    Me desculpe pela sinceridade.

    ResponderExcluir
  7. E eu... aqui, quieta no meu canto...
    Gostaria de dizer apenas que não tenho nada contra ninguém da CCB, aliás muitas pessoas lá dentro continuam no nosso convívio diário e amo muito esses irmãos e irmãs. E quando estive congregando na CCB à 2 anos atrás não percebi ninguém nos olhando com "olhares torcidos" como se referiu a irmã Nara, muito pelo contrário, todos nos receberam muito bem.
    Mas especificamente à vc, irmã Nara (não me recordo quem seja), não use o meu nome para falar do que não sabe, onde estou me sinto muito feliz e Deus tem operado em minha vida da mesma forma que operava antes, você não imagina como me sinto bem na Assembléia de Deus e como vejo o operar de Deus em nossas vidas a todo tempo.
    E não existe rebelião alguma, muito menos da minha parte, eu prefiro ficar queita no meu canto, este é o meu primeiro comentário neste blog (e entendi que você fala dele quando se refere à rebelião), e você ainda diz "sei que nosso DEUS nao esta contente com esse tipo de rebeliao que VCS criaram".
    E não precisa ficar esperando para nos ver sentados naqueles bancos, Deus continua nos consolando e nos socorrendo nos dias de aflições ali mesmo onde estamos. Tenho total respeito pela CCB e todos os seus membros, porém, tbm quero ser respeitada. Eu poderia ainda falar outras coisas, mas prefiro terminar por aqui.

    Fique na Paz!

    ResponderExcluir
  8. É, meu amor, quisera Deus que a irmã Nara fosse a única que esperasse nos ver lá outra vez.

    ResponderExcluir
  9. LENDO O ARTIGO E PRINCIPALMENTE OS COMENTTARIOS NAO PODIA DEIXAR DE ESCLARECER ALGUNS EQUIVOCOS DO NOBRE IRMAO WEDER:
    1ºSEM QUERER ENTRAR EM QUESTOES TEOLOGICAS,E NECSESSARIO DISTINGUIR DOUTRINA,USOS E COSTUMES E CULTURA;NO ASSUNTO EM QUESTAO ESTAREMOS FALANDO DE CULTURA,POIS SE O AMADO IRMAO CONHECE HISTORIA VERA QUE OUSO DO VEU ERA UMA QUESTAO "CULTURAL" E NAO MANDAMENTO,EM RELAÇAO A CORINTO PAULO SIMPLESMENTE "ACONSELHA" A IGREJA A USAR,PORTANTO NAO PODEMOS FAZER DISSO UMA DOUTRINA,NAO ESTOU AQUI PRA CRITICAR O USO POR QUEM O FAZ SO GOSTARIA DE DEIXAR ISSO CLARO AO NOBRE IRMAO;NAO SEI EM QUE BASE O IRMAO RELATA ISSO COMO "FUNDAMENTO ESPIRITUAL" POIS SE O FATO DE USAR O VEU E SINONIMO DE SANTIDADE O QUE O IRMAO ME DIZ DOS HOMENS; NAO SAO SANTOS?

    2ºQUANTO A QUESTAO DO DIZIMO O NOBRE IRMAO DEVE SABER QUE FOI INSTITUIDO COMO ESTATUTO PERPETUO PARA ISRAEL NAO E VERDADE?POIS BEM O IRMAO COM UM "BOM" LEITOR DA BIBLIA JA DEVE TER VISTO NO NOVO TESTAMENTO ONDE NOS OS GENTIOS SOMOS CAHMADOS DE ISRAEL POR ADOÇAO,VOLTANDO NO AT VEMOS QUE QUANDO O SENHOR FALAOU ARAVEZ DE MALAQUIAS OS "LEVITAS" JA TINHA SE ESTINGUIDO PORTANTO AMADO NAO VOU NEM TE DIZER MAIS NADA SOMENTE PESSO QUE VC TENHA A HUMILTADE DE ESTUDAR MAIS A PALAVRA DE DEUS DEPOIS FALE ALGO EDIFICANTE.

    ResponderExcluir
  10. A respeito do Dízimo eu recomendo o artigo "O Dízimo e o Cristão" no link abaixo:
    http://blogverboeterno.blogspot.com/2010/11/o-dizimo-e-graca.html

    ResponderExcluir
  11. ehhh alquem pagou dizimo a melquezedeque mas vcs querem pagar para homens fazer o que ne

    ResponderExcluir
  12. É... Seu poder exegético me impressiona.

    ResponderExcluir
  13. Meus queridos irmãos em cristo, tem muitos irmãos que acha que os costumes aplicados na igreja pelo apostolo paulo. são principios necessarios para salvação. sendo que cristo pregou a salvação e não falou nada de costumes. isto é que é sabedoria, (cristo jesus)gaotre45@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Apostolo Paulo disse: que outras igrejas e largou por receber delas salários.
    Em tessalonicenses 3-8 e 9 Paulo disse: Nem de graça comemos o pão de homem algum mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós
    Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vós dar em nós mesmos exemplo para nos imitardes.
    Obs.: Então vamos seguir o exemplo vamos trabalhar noite e dia para não ser mos pesados a ninguém e assim se cumpre as escrituras de graça recebeste de graça daí. Vamos receber o salário espiritual por que Deus na sua infinita prometeu a vida eterna se formos firmes e fieis e a s demais coisas seriam acrescentadas.

    atenciosamente

    Johnson

    johnsonovs@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Amém, irmão Johnson! Sábias palavras.
    Imitar os exemplos de homens de Deus como Paulo é uma atitude muito sábia. Só é necessário tomar o cuidado de não fazer disto uma brecha para dizer o que a Bíblia não diz. Se a Bíblia diz que o obreiro é digno do seu salário, dizer o contrário é desmentí-la.

    Deus o abençoe em Cristo Jesus.
    Graça e Paz da parte de Deus!

    ResponderExcluir
  16. Glórias a Deus, as minhas dúvidas foram sanadas com respeito ao uso do véu. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, irmã Anna! Fico muito feliz por isto. Que o Senhor te abençoe!

      Excluir
  17. a letra mata e o espirito vivifica onde a o espirito de Deus toda as trevas se dissiparam.querem resposta so Deus as pode dar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só pode estar brincando ao usar este versículo nete contexto, né? Vou fingir que não li...

      Excluir
  18. O anti-cristo tem belas palavras e também conhece muito bem as escrituras. Não é verdade senhor Marcelo Reis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como sempre, aqueles não aceitam as cartilhas do Brás acima da Bíblia recebem o nome de anticristo, não é verdade senhor Jefferson Azevedo?
      Não seria muito difícil pra vocês perceberem que não estou afrontando a Congregação Cristã pelo uso do véu neste artigo. De forma alguma disse que tal não deve ser feito, apenas tratei a texto com o devido apoio histórico e contextual.

      Excluir
  19. Graça e paz Amados!
    Quero parabenizar o irmão Marcelo pelo artigo, foi extremamente esclarecedor. Parabenizo também os irmãos da Congregação que comentaram o artigo. " vocês foram coerentes com aquilo que predominam a mente da maioria dos membros e cleros da mesma.
    Servi a Deus na CCB durante 32 anos, sendo musico na mesma dos 9 aos 32 anos. tenho 38 anos de há 06 anos estou servindo a Deus na Assembléia de Deus Ministério Belém.
    Moro Região de Parelheiros São Paulo Capital.
    Que Deus possa continuar usando você como instrumento em suas mãos no esclarecimento de pontos importantes sobre a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  20. ansadriano@hotmail.com
    Meu nome é Adriano

    Caro Colega...
    No inicio do texto voçê cita assim:

    "Logo no primeiro capítulo da primeira carta, nos versículos 10 a 16, Paulo reclama a falta de consenso na maioria dos assuntos discutidos na igreja."......

    .....mas se observar que "logo no capítulo primeiro...e já nos 3 primeiros versos Paulo direciona o conteúdo da carta não somente aos corintios, mas também a outros ...

    ""todos lugares e em todas as épocas""

    1 Coríntios 1:2 Å igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, "COM TODOS OS QUE EM TODO LUGAR" invocam o nome de nosso Senhor Jesus. Cristo, Senhor deles e nosso:

    No primeiro capitulo da Carta aos Corintios, após a saudação, Paulo direciona o conteudo da carta não somente ao povo de Corinto como para "COM TODOS OS QUE EM TODO LUGAR" invocam o nome de nosso Senhor Jesus.

    Quanto ao Tempo e Época...
    1 Coríntios 11:10 -Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.

    1 Coríntios 11:10 esta escrito nas escrituras....já as prostitutas cultuais, fazem parte de relatos históricos...

    -Devo ficar com as escrituras ou com a história contada ??

    -Devo concluir que o suso do Véu é por causa dos Anjos...
    ou devo concluir que o véu é por causa das escrituras ???

    -É lícito comparar-mos Anjos com Prostitútas ??


    Sabemos que os anjos não morrem nem envelhecem...estavam presentes na época e se fazem presentes hoje nos "SANTOS SERVIÇOS DE CULTO" tornando válido ainda hoje o verssículo 10.

    Deus abençoe!

    Responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que Paulo quis dizer com a expressão "o cabelo da mulher" foi lhe dado em lugar do véu?

      Excluir