domingo, 17 de julho de 2011

Dias Escuros para a Congregação Cristã no Brasil

Em 2010 a Congregação Cristã no Brasil completou cem anos. Fundada por Louis Francescon, a Congregação sempre procurou manter-se centralizada sob um único ministério, com sede no bairro do Brás, na capital de São Paulo. A unidade identitária e doutrinária da Congregação (doravante CCB) sempre foi um dos maiores motivos de orgulho dos membros da denominação, zelosos para não serem confundidos com as demais igrejas.
Desde as maiores doutrinas aos pormenores dos cultos em todas as congregações espalhadas pelo mundo são minuciosamente observados a fim de não apresentar diferença de uma localidade para outra. Uma reunião anual congrega os líderes de todas as congregações espalhadas pelo planeta visando manter a unidade doutrinária da CCB. Embora algumas dissidências tenham sido inevitáveis, nenhum outro ministério carregou até hoje o nome "Congregação Cristã no Brasil" além deste que iremos abordar a seguir.
O ministério local da cidade de Jandira, na Grande São Paulo, assim como outras centenas de ministérios locais, viu-se em desfavorecimento diante da sede, no Brás. Segundo o depoimento dos tais, a igreja deixou de atender às necessidades apresentadas pelo ministério de Jandira para o crescimento e melhor funcionamento da igreja no local, como a apresentação de novos obreiros que foi negada diversas vezes pela sede.
A insatisfação culminou na ordenação de novos obreiros sem a autorização (aliás, com a reprovação) da cúpula da igreja sede. Depois de serem convidados a retrocederem e renunciarem seus cargos, os anciães responsáveis pela CCB em Jandira se posicionaram contra o autoritarismo dos anciães do Brás.
Pela primeira vez na história da Congregação Cristã, um ministério local confrontou uma decisão tomada pelos anciães mais antigos da igreja. Embora a CCB insistisse em desligar os anciães de Jandira de seus cargos, estes últimos conseguiram autorização judicial para continuarem funcionando independentemente da igreja-mãe no Brás mantendo o nome e a identidade da Congregação Cristã no Brasil. Desde 2010, o ministério de Jandira adquiriu e construiu novas congregação em Jandira e fora dela.
Hoje, à forma das Assembleias de Deus (a quem tanto a CCB apontou como igrejas divididas), podemos ver dois ministérios da Congregação Cristã no Brasil, independentes e autossuficientes.
As diferenças entre a tradicional CCB e a nova igreja são muito poucas. O mesmo hinário é utilizado por ambas, a liturgia é idêntica, os usos e costumes também. O pouco (mas importante) diferencial da CCB - Ministério Jandira é a aceitação dos evangélicos como irmãos, músicos de outras denominações ganharam a liberdade de participar da orquestra da CCB Jandira, mesmo pertencendo a outra denominação, assim como as mulheres que não são aceitas na orquestra da CCB (com exceção da organista) agora terão esta oportunidade . Apenas os novos convertidos serão batizados na nova igreja, assim o rebatismo exclusivista da antiga CCB foi abolido e o muro que separa a Congregação Cristã dos evangélicos começa a ruir.
São dias escuros para a CCB, que tem escondido a clareza dos fatos para os fiéis. Como se mostrar melhor do que uma igreja que pratica seus próprios ensinamentos? Será mesmo que Deus ensina somente através dos "oráculos do Brás"?
Louvado seja Deus pela vida dos irmãos que estão sendo alcançados pela luz da Palavra. Que Deus continue lhes abençoando. Talvez a atitude destes corajosos irmãos sirva de reflexão para a Congregação Cristã sediada no Brás, para que ela possa ver onde foi que perdeu o fio da meada e, pela primeira vez em cem anos admita que errou em algum lugar.
Veja mais em www.ccbjandira.org.br.

39 comentários:

  1. é.... o fim dos tempos já está chegando....

    Muitos chamados e poucos escolidos....

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Pois é marcelo veremos no grande dia q o Senhor virar buscar os remidos ai sim vc debate de frente com ele a sua opiniao dai vc vai ver se a congregaçao tem o titulo de perfeita ou se é realmente a graça de Deus, realmente pefeita é só a igreja q seremos no reino dos ceus se agente for olhar por esse lado nao ficamos em igreja nenhuma,pior os q se acham só pq tem o titulo de pastores q se acham perfeitos.assinado Jonnatas

    ResponderExcluir
  6. Jonnatas, meu irmão, as coisas não funcionam assim. Eu não pretendo questionar o Senhor Deus e nem tenho feito isto. Eu também já cri cegamente que a Congregação fosse uma igreja perfeita e não aceitava ver suas incoerências doutrinárias expostas, até que decidi ler a Bíblia disposto a descobrir o que ela realmente diz em vez de esperar que ela diga apenas o que eu estou disposto a acreditar.
    Não é fácil, para alguém como nós que fomos instruídos a nivelar todas igrejas por baixo como se fossem a obra de Satanás (como a CCB nos ensinou), perceber que a Bíblia ensina uma coisa e nossa igreja ensina outra, mesmo porque num sistema como o da CCB é até difícil saber o que a Bíblia diz, pois a igreja instrui os fiéis contra a leitura sistemática da Bíblia como se isto fosse pecado.
    Mas acredite, querido, não existe igreja perfeita e, mesmo que existisse, o padrão de perfeição seria a Bíblia Sagrada, para se enquadrar nela nossas igrejas precisariam de uma bela reforma, e no caso da CCB precisaria voltar aos tempos primitivos e praticar as primeiras obras abandonadas na convenção de 1951.
    A Congregação não pode ser a Graça de Deus, Jonnatas. A "Graça de Deus" é a obra realizada por Cristo na cruz do Calvário: a salvação que nenhum homem ou igreja poderia nos dar, e nos foi dada sem merecimento (pela Graça) através do sangue do Senhor Jesus.
    Ela também não pode ser o Caminho, pois Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, e ninguém vai ao Pai a não ser por Ele (e não pela Congregação).
    Não se engane: não há neste mundo uma igreja perfeita, principalmente quando se trata de uma denominação humana. A Igreja que Jesus vem buscar não será salva por obras e não se justificará a si mesma.

    Espero que não se sinta ofendido com as palavras que lhe falei aqui, elas são apenas as verdades que me feriram até que eu pudesse enxergá-las dentro da Bíblia.

    Paz.

    ResponderExcluir
  7. De forma alguma suas palavras me ofenderam,pois eu ja sei caminhar sozinho e nao é vc nem ninguem q vai me confundir,pois vc falou falou com sua teologia q quer dizer estudo sobre Deus, mas nao entendeu oq eu disse.Cristo nao vem buscar placa de igreja mais sim os que fazem a sua vontade e sem mais palavras eu só te falo uma coisa ai daquele de onde vier o escandalo,pois nao brinca com Deus vc conhece muito bem o poder e Deus,e sem mais comentarios se vc se sente bem ai pois fica em paz nao queira mudar as coisas como elas sao seja mais humilde e nao queira aparecer pra ninguem mais pra Deus.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Pois é quando eu disse q ja sei caminhar sozinho,vc nao entendeu quer diser no sentido q nao sou enfluenciado por ninguem por mais q eu me decepcione com alguma coisa ate mesmo dentro da igreja, mais sim pela palavra,e vc ler a biblia é uma coisa e estuda-la é outra nao tiro sua razao de conhece-la.
    E eu nao disse q Deus é a ccb mais ele q opera la, e nao sou trabalhador de irmao nenhum mais sim de Cristo.
    Pois é nao pode andar dois juntos se um nao concorda mais nem pq vc nao concorda com a ccb nao te da o direito de sair difamando,vc saiu fica em paz se é isso q Deus requer de vc e sem mais, pq eu nao estou ganhando nada com isso,pois ja nao sei vc.
    Vc fez ate esse blog, foi só pra falar mau da igreja ou pra contar q Deus é bom na sua vida?
    E DEus nao é a ccb se ele criou a ccb foi pq ele quiz e quem nao gosta da ccb q brigue com DEus se for capaz.

    ResponderExcluir
  10. Eu não criei blog para difamar a CCB, depois de quase um ano este blog citou a CCB pela primeira vez porque foi útil noticiar o caso Jandira. Leia os outros artigos do blog também e veja que trabalho com problemas do cristianismo todo, não só da Congregação.
    Ei, acorde, nem todas as coisas do mundo giram em torno do umbigo de sua igreja. Apologistas de todas as espécies citam as incoerências cristãs, mesmo que isto englobe sua gloriosa e intocável denominação.

    Neste blog há artigos sobre dízimos, Ceia do Senhor, vida eterna, teologia da prosperidade e mais um monte de assuntos que são deveras interpretados sem respaldo bíblico, e a minha meta aqui é confrontá-los à luz da Bíblia. Me desculpe se noticiar uma dissidência de sua igreja (felissíssima, por sinal) o incomodou, mas tenho objetivos a atingir: levar informação a quem deseja.

    ResponderExcluir
  11. Pois é vc disse no cristianismo todo encluindo a sua igreja oq quer dizer q nao existe igreja perfeita.
    E outra estou bem acordado e nao queira colocar palavras em minha boca pois em momento algum eu disse q o mundo gira em torno no umbigo da ccb,pois eu nao sou covarde de falar oq eu penso por isso coloco o meu nome nos comenterios.
    E mais nao é esse seu discursozinho cheio de palavras escalafobeticas de um q acha q sabe tudo.
    Mas vc acertou vc me incomodou sim pois nao em falar mau da ccb mais no sentido de ver pessoas como vc como se tornase ao seu proprio vomito e depois ficar falando só para se aparecer pra muitos.
    E mais meu amigo eu sei de coisas da assembleia,pois eu a conheci muito antes de vc mais fique tranquilo eu nao vou sair falando pois nao sou disso.
    Mais ca entre nós acho q foi eu q te encomodei pois eu fui o unico no seu bloginho a bater de frente com vc hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha....espírito de zombaria, irmão Jonnatas? grande mostra do amor divino...típico ccbiano,,,,

      Excluir
  12. Ola meu caro!!
    As questões sobre situações das igrejas em geral são irrelevantes em comenta-las quando não apresentamos soluções reais para ajuda-las,a Congregação Cristã No Brasil,como entidade civil religiosa que professa a fé crista primitiva apostolica ,no meu entender é a igreja que mais se assemelha-se com a igreja apostolica crista ,isso se defronta pelo contemporanismo de hoje se formos comparar com as igrejas neo penteconstais ou outras protestates em fim .
    Seu modo de conduzir seus ensinamentos não ferem nenhum principio cristão aliás são bases originais dos costumes e da doutrina de Cristo .
    A Adminstração coordenada por anciães mais antigos são originais desde o principio da era Crista e são mantidos ate nos dias atuais .
    O que aconteceu em Jandira é o caso isolado que deve ser considerado não como um ato de derrota do Brás ,mais simplesmente um momento de desencontro de comunhão entre servos que carregam seus presbiterios em prol da irmandade , aqueles que faz disso uma tempestade ou grandes murmúrios perdem seus tempos em debater palavras que não trazem nenhuma edificação para suas vidas espirituais .
    Devemos orar por todos ,sem apontar erros e defeitos para que o Senhor Deus nos ilumine e mostre a verdadeira luz para nossoa caminhos .
    O conhecimneto é inimiga da ignorancia,no qual no fim seremos uma so fé e uma so esperança e so corpo uma só igreja .
    A luz de Cristo é o melhor instrumento para esclarecer todas as questões que nos trazem duvidas e confusões ,para NÃO perecermos na fé ,Cristo é a cabeça da Igreja ,amamos a todos indepedente de sua fé e seu modo de ser ,porem quando todos os homens souberem respeitar uns aos outros estaremos enquadrados na doutrina dita pelo proprio senhor Jesus ,amai uns aos outros essa é doutrina Marcelo .
    Fiquemos na porção que fomos chamados até a vinda do grande Mestre .

    ResponderExcluir
  13. Irmão Weder, muito obrigado pela educação na redação de seu comentário. Que Deus lhe abençoe e faça este teor alcançar os outros irmãos de sua igreja que também frequentam este blog.
    Embora eu não queira confrontá-lo, não posso dizer que concordo com suas colocações ao dizer que a CCB é a igreja mais parecida com os dias apostólicos. Podemos dizer, no máximo, que ela é uma igreja que manteve os costumes da época de sua fundação, além das características herdadas da doutrina Valdense.
    Se pudéssemos fazer um retrato da Igreja Primitiva, não encontraríamos ninguém para se comparar. Mas isto é absolutamente normal. Vivemos em épocas diferentes, numa cultura diferente, influenciados por ensinadores diferentes e diante de propósitos divinos totalmente diferentes dos que havia para a Igreja Primitiva.

    O título do artigo "Dias Escuros..." não veio falar mal da Congregação como instituição religiosa, mas da obscuridade dos fatos relacionados a Jandira em toda a parte distante da Grande São Paulo.

    Quero firmar outra vez aqui que por este blog conter majoritariamente artigos apologéticos (em defesa da doutrina bíblica), muitas vezes estaremos esbarrando em várias denominações, inclusive na Congregação Cristã, na Assembleia de Deus, na "Serpente de Moisés que Engoliu as Outras" na "Aquel'ali que Abriu na Esquina", mas é tudo para que meias verdades sejam questionadas, observadas e esclarecidas.
    Você vai ver muita doutrina assembleiana sendo exposta neste blog. Se não estou poupando argumentos para comentar as incoerências que vejo na minha igreja, não peço que esperem o contrário em relação às demais, mesmo que isto inclua a CCB.
    Não quero ser petulante. Apenas quero garantir o direito de publicar o que julgar conveniente, sem obrigar quem não quer ler a fazer o que não quer.

    Paz de Deus, querido. Que o Senhor continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  14. Irmãos, infelizmente esta galeria de comentários tomou um rumo muito diferente do desejado. Podemos todos dar nossas opiniões das mais variadas formas, exceto debochadamente. Os comentários que fugirem ao tema do artigo não serão mais respondidos, os do mesmo grau que já foram respondidos tiveram suas respostas excluídas.
    Eu mesmo me deixei levar pelo tom irônico dos primeiros comentários que respondi, mas prefiro me arrepender agora do que deixar este blog se tornar um ringue.
    Espero que me compreendam.

    A todos, paz!

    ResponderExcluir
  15. Jonnatas sou sua fã.... vc é o CARA.....

    ResponderExcluir
  16. CRISTIANO HUMBERTO21 de set de 2011 08:35:00

    quem diria,depois de tantas obras e milagres,e visitas onde DEUS se fez presente.DEUS abrindo matriz onde era so por DEUS para ter filhos,em fim eu entendo sua revolta contra o ministerio pois eu tambem ja me revoltei mais isso nao vem ao caso.uma coisa e se revoltar contra homens fracos e pecadores e outra coisa e se revoltar contra a obra de DEUS pois a obra e perfeita e a palavra e fiel DEUS pois a palavra acima dele e um so pastor para guiar seu povo ate sua mançao celestial seu nome pastor JESUS CRISTO o unico que da a vida por suas ovelhas.oro a DEUS por sua familha e por vc para que vc fassa tudo menos blasfeme contra o ESPIRITO SANTO pois o senhor DEUS controi mais tambem destroi,o que DEUS te prometeu na CONGREGAÇAO CRISTA NO BRASIL,nao caiu por terra pois DEUS e fiel na sua palavra e a PALAVRA so buscamos em um lugar,ou vc ja viu em outra igreja alguem uzar essa expreçao -VAMOS NA IGREJA BUSCAR A PALAVRA-reflita nao porque possa fazer diferença entre o povo escolhido por DEUS mais fara muita diferença em sua vida e da sua familha DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  17. A Paz de Deus, irmão Cristiano. Seja bem-vindo.
    Eu gostaria de esclarecer a você uma coisa que está explicitamente equivocada na sua informação sobre a minha saída da Congregação Cristã.
    Em primeiro lugar, não há nenhuma revolta de minha parte contra o ministério nem contra a CCB. Aliás, tenho muita comunhão com os irmãos de Araguari e Uberlândia, onde tive vida ativa como membro da CCB durante 11 anos.
    Os dois anciãos responsáveis por Araguari são dois homens pelos quais nutro profundo respeito e reconheço que são homens de Deus.
    A minha saída da Congregação não foi motivada por rebelião, mágoa, rancor, ódio ou qualquer outro sentimento negativo. Mas reservo-me o direito de servir a Deus com alegria onde quer que o Espírito Santo me quiser levar.
    Felizmente minha cabeça mudou muito de alguns anos para cá. Apeguei-me ao hábito de ler a Bíblia analíticamente e em oração. Este novo hábito me fez entrar em choque com muitas que havia aprendido, e o fruto disto foi o que chamaram de revolta.
    Quanto às promessas que Deus fez na minha vida enquanto eu estive na CCB, foram feitas lá porque eu estava lá. Seria impossível Deus falar comigo em outras igrejas se eu não as visitava, concorda?
    Hoje eu ainda creio que Deus opera como antes na CCB, mas creio que a CCB é apenas mais um lugar onde Deus opera, não o lugar exclusivo da operação de Deus.
    Louvado seja Deus por Suas promessas a mim feitas ainda estarem de pé, isto prova que Deus é fiel. Ainda minhas promessas continuam de pé diante dele.
    Amo o Senhor tanto quanto antes, mas hoje posso lhe servir com muito mais alegria, não por estar numa igreja que se julgue perfeita, mas por saber que apesar das minhas imperfeições o sangue de Jesus continua me purificando de todo o pecado...

    Não se entristeça por mim, meu irmão querido. Os comentários que faço neste blog, mesmo quando eles incluem a CCB, são para que nós homens e nossas igrejas de homens (assim como a CCB também é) diminuam para Cristo cresça.

    Paz.

    ResponderExcluir
  18. E, para eu não ficar enculcado, você poderia me dar uma luz sobre onde foi que eu blasfemei contra o Espírito Santo?

    ResponderExcluir
  19. CRISTIANO HUMBERTO21 de set de 2011 16:58:00

    Irmao eu nao disse que vc blasfemou,eu disse que vou orar pra isso nao acontecer. Pois outra hora vc perseguia as assembleias e seus seguidores hoje vc assenta nas fileiras do banco dessa mesma denominaçao.almejando talvez ate um carguinho nela.porque la qualquer um toca, qualquer um canta e qualquer um ate prega basta conhecer alguem,sabe alguem que fique la em cima de terninho olhando pra baixo como se fosse melhor do que os ... fieis que ficam embaixo e ate pagando os salarios dos que pregam, vc sabe como e, fica ate bastante gente em cima olhando pra baixo. Quanto ao estudo,muito estudo e enfado da carne,e o deserto e a escola do senhor.sera que agora vc me entendeu irmao se vc se sente bem onde vc esta AMEM so não culpe DEUS se algo der errado nosso plano e um e o de DEUS è outro e so DEUS conhesse nosso coraçao e nossa intençao e que o nome de DEUS seja sempre louvado

    ResponderExcluir
  20. Irmão Cristiano, sinceramente, se a sua intenção é me fazer descer ao patamar da da lavagem de roupa suja de nossas igrejas, desista.
    Nós dois somos adultos o suficiente para sabermos os problemas recorrentes e inevitáveis de nossas igrejas.
    Mas eu gostaria que seus próximos comentários tivessem alguma coisa a ver com o texto em lide que dá tema aos comentários abertos aqui.
    Não me tente a pregar a lenha em sua igreja publicamente porque eu não vou fazer, pois este não é o alvo deste blog. As afrontas direcionadas à Assembleia de Deus ou qualquer outra denominação aqui não serão toleradas.
    Não se dê o trabalho de fazer nenhuma crítica sem apresentação de conteúdo bíblico, todos os próximos comentários de teor pejorativo no nível do último que você postou serão excluídos.

    Que Deus lhe dê paz.

    ResponderExcluir
  21. A PAZ,MEU AMADO IRMAO PASSEI POR AQUI E NAO PUDE DEIXAR DE LER AS CITACOES DO CARO "IRMAO" CRISTIANO POR ISSO VENHO ATRVEZ DESSE ESPAÇO, CLARO COM A SUA PERMISSAO ME COLOCAR A DISPOSIÇAO DELE PRA CONVERSAR UM POUQUINHO SOBRE ETICA CRISTA,DOUTRINA,SALVAÇAO,E TANTOS ASSUNTOS QUANTO ELE QUEIRA,CLARO QUE NAO SERA NESSE ESPAÇO MAS PODE SER NO MEU TEREI O MAIOR PRAZER EM RESPONDE-LO. FIQUE NA PAZ

    ResponderExcluir
  22. Amém. Vocês têm toda a liberdade para conversar por aqui mesmo, desde que igrejas e pessoas não sejam atacadas.
    A intenção é fazer os irmãos dialogarem mesmo e tratar suas visões doutrinárias de forma polida e respeitosa.

    Paz a todos!

    ResponderExcluir
  23. voltei so pra dizer que quando falei sobre dialogar a cerca de "etica crista,doutrina,salvaçao,e tantos assuntos mais" por favor leia-se BIBLIA

    ResponderExcluir
  24. A Paz do Senhor, amigo e irmão Marcelo.

    Infelizmente, o que se vê é um desespero tremendo dos membros da CCB em defender sua "santa" igreja.

    Lamentável.

    A crença deles na infalibilidade da CCB é tão violenta que beira à idolatria. Seguindo o raciocínio deles próprios, quem precisa de Jesus Cristo? Pois a CCB já é suficiente para salvar, perdoar pecados, regenerar vidas etc.

    Graças a Deus, ainda há 7.000 que não se dobraram aos pés do falso deus Baal - ou seja, mesmo dentro da CCB, adoram a Jesus e reconhecem-No como ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR.

    Não desejo que ninguém saia da CCB - almejo apenas que as pessoas ali congregadas passem a ser bereanos e não engolir cegamente tudo o que os anciãos ensinam.

    ResponderExcluir
  25. O que eu acho lamentável é que um blog tão legal e
    aproveitável como esse tenha virado um "ring".
    Parem de se sentir escandalizados e ofendidos com a verdade... E parem de ser infantis e ficar disputando qual igreja é melhor que a outra...
    Cada um é feliz na igreja que se sente bem independentemente de qual seja ela.
    O que devemos fazer é ensinar pra nossos filhos
    que existe um Deus que nos ama profundamente independente de religião, raça,classe social ou crença...
    Parabéns pelo blog!!
    E sinto muito por ter virado essa lavação de roupa suja... Tenho certeza de que essa não era sua intenção...
    Faço parte da CCB e seu o quanto é difícil ver as pessoas de apedrejarem por pensar diferente delas por ter um conhecimento elevado e não engolir tudo o que eles dizem...
    Mas mesmo assim acredito que esse é o meu caminho, mesmo que eu não concorde com tudo que eles pregam...Mas, não se pode agradar a todos!
    O importante é você amar á Deus...
    E ser feliz como desejar!!!!
    Que Deus lhe abençoe muito...De coração...

    ResponderExcluir
  26. Amém!
    Eu também lamento muito, querido irmão ou irmã. A minha intenção realmente não era permitir este ringue que os espaços para comentários se tornou.
    Muito obrigado pelas palavras de incentivo, e quero que vc saiba o quanto fico feliz por vc notar que não tenho a intenção de atacar ou denegrir a igreja A ou B, principalmente a CCB, onde sou batizado e aprendi muito de Deus lá.
    Continue participando.
    Que Deus te abençoe abundantemente, em nome do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  27. Devemos olhar somente para o nosso modelo que é Jesus.Se a igreja se dividiu problema de quem o fez,Deus cuidara de tudo,devemos permanecer firmes em nosso propósito que é um dia entrarmos na glória de Deus,e ficarmos onde fomos chamados.Com tudo isso que acontece,e tudo que ainda está por acontecer,se um dia não soubermos mais para onde ir,ficamos quietos na nossa casa orando e buscando a Deus,cantando louvores e principalmente buscar no nosso coração todas as palavras que ouvimos e guardamos nele,para poder sustentar nós na fé,estamos fundados na rocha que é Jesus e quem pode abalar esta rocha?Não se turbe o vosso coração,disse Jesus,crê em Deus credes também em mim.

    ResponderExcluir
  28. Irmão Marcelo, A paz do Senhor. Tenho certeza que tudo isso que vem acontecendo com a ccb é permissão de Deus. É Ele abrindo os olhos de muitos, como abriu os meus a trinta e cinco anos atrás...O caminho é Jesus, a verdade é Jesus, a graça é Jesus. Como podem ficar presos a um título de igreja? Essa soberba toda tem que cair por terra. " Mas, a TODOS QUANTOS O RECEBERAM, DEU-LHES O PODER DE SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS, a saber aos que CRÊEM NO SEU NOME" (João 1.12). O apóstolo João disse isso muito antes de haver a ccb ou qualquer outra denominação. Fiquem na "Paz do Senhor"

    ResponderExcluir
  29. SO SEI DIZER, QUE HAVERÁ CHORO E RANGER DE DENTES NO DIA DO JUÍZO, E A QUEM SABE MAIS, MAIOR SERÁ A COBRANÇA,
    OS INOCENTES SE SALVARÃO, MAS AI DE QUEM DEIXOU A PORTA ABERTA PARA O DIABO ENTRAR...

    ResponderExcluir
  30. DEVO CONSIDERAR A CBB UMA SEITA?POR DESCUIDAR DA EVANGELIZAÇÃO,NEGAR A VALIDADE DO DIZIMO EM O NOVO TESTAMENTO E CRER NA REGENERAÇÕ BATISMAL?OU DEVO CRER Q A CBB É UMA IGREJA QUE TEM DESVIOS DOUTRINÁRIOS E HERESIAS Q NAO A CLASIFICAM COMO SEITA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, irmão Bruno.
      Na verdade não há consenso entre os estudiosos quanto à classificação da Congregação Cristã no Brasil quanto à legitimidade cristã.
      A grande dificuldade em classificá-la está no fato de a igreja adotar uma doutrina oficialmente e praticar outra.
      Por exemplo: o "nós cremos" da CCB, entitulado de "Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos Santo" diz que a igreja crê num único Deus subsistente em três pessoas. Na prática, apenas o Pai pode ser adorado, à semelhança da crença das Testemunhas de Jeová. A CCB ensina na prática, que não devemos orar ao Filho nem ao Espírito Santo. Crer nisto é fazer distinção de poder e honra entre as pessoas da divindade, levando os crentes a crer numa tríade, não numa Trindade.
      Outras dificuldades na classificação da CCB entre os evangélicos são o separatismo e o exclusivismo religioso praticado pelo grupo.
      Particularmente, creio que a CCB é uma igreja que precisa urgentemente reformar sua prática teológica, pois na teoria não há brechas. Como eles não adotam nenhuma escritura em pé de igualdade com a Bíblia, nem adoram anjos, nem duvidam da encarnação nem da ressurreição de Cristo, e (oficialmente) não crêem em nenhum rito salvífico (embora creiam na salvação pelas obras na prática), classificálos oficialmente como seita seria um tanto exagerado. Mas também não podemos considerá-la uma igreja saudável por tanto haver se distanciado da ortodoxia da fé cristã.

      Excluir
  31. Robson Lopes. João Pinheiro-MG
    Querido irmão Marcelo. A paz do Senhor Jesus.
    Postei um comentário no artigo sobre a saída do ancião Jesus Cintra da CCB, lhe perguntando halgo, mas obtive parte da resposta neste artigo. Fico feliz em saber que a CCMJ está aberta a crentes de outras denominações, pois como você verá na outra postagem, meu apreço e admiração pela CCB.
    Que Deus o abençoe em Cristo Jesus, nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  32. Deus não habita em confusão

    ResponderExcluir
  33. a paz de deus irmao marcelo reis queria alguns esclarecimtos queria saber quais sao os pontos de dotrina da ccb de jandira sobre aqueles que pararam e deisistiram entrecarao o seu ministerio por mundança e ficarao se lirbertade por esse efeito nao deve força mais de congrecar muitos voudarao para o mundo do pecado ate o aduterio como eles falao pecado de morte como fica uma situaçao dessa com essa alma tem como tem lirbedade ou precisa bartiza outra fez ser for possivel responda com amor deus abeçoi

    ResponderExcluir
  34. Lamentável ver quanta ignorância !!!! De todos vcs sem excessao !!!! Vai orar e pedir a Deus temor e sabedoria, antes de postar lorotas... Fiquei com vergonha por vcs...

    ResponderExcluir
  35. MEDIANTE TANTAS CONFUSOES, CRITICAS E COMPARAÇOES ENTRE CCB TRAD E CCB JAND, SÓ DIGO ISTO,FUI LAVADA NAS AGUAS PELOS CEUS HA MUITOS ANOS NA CCB DO BRAS, NADA NESTE MUNDO ME INDUZIRÁ, SABE POR QUE? SIRVO AO SENHOR JESUS, HAJA O QUE HOUVER, O IMPORTANTE É SERVIR A ELE ONDE RENASCI, AFINAL ELE NUNCA ME MANDOU SAIR DE LÁ PORQUE É LÁ QUE ELE ESTA, O HOMEM PODE TENTAR CORROMPER A OBRA, PORQUE ISTO JÁ ESTAVA ESCRITO, A PENEIRA ESTA CESSANDO,É O FINAL DOS TEMPOS!...CUIDADO!!!!!

    ResponderExcluir
  36. AMEEEM MINHA IRMA(O) e isto exatamente oque esta acontecendo,eu creio nao no homem,mais em Deus que me mostrou e me colocou no caminho certo para a salvaçao.a verdadeira obra, estamos no fim e td o mundo e homens vao ser contra os que verdadeiramente servem e amam a Deus, ja estao se cumprindo as promessas Nois que somos servos e filhos de Deus nao devemo ficarmos discutindo ou se expondam, pois estamos atras de servir a Deus de um puro e cincero coraçao, as coisas que acontecem na ccb vao continuar acontecendo e vao crescer ate que alguem ache muito grande aqui na terra ache motivo para fechalas cm assim foi prometido por nosso Deus Mas temos certeza que essa e a verdadeira obra e que a cada dia amentarao os seus perseguidores pois e por DEUS que ela e guiada, entao o diabo vai ha perseguir cd diz mais Somos sim diferentes de td o mundo pq DEUS aqui verdadeiramente cuida e esta sempre presente conosco E onde DEUS esta o mundo esta contra A paz de Deus a todos os irmaos da Congregaçao Crista no Brasil (A NAÇAO ABEMÇOADA DE CRISTO JESUS) que Deus nos de força e nos ajude no mundo que fcr cd vez pior! AMEEEEEEEEEEM

    ResponderExcluir