terça-feira, 30 de agosto de 2011

Um Equívoco Sobre a Ceia do Senhor

"Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor." (1 Cor 11:27)

O que seria participar indignamente da Ceia do Senhor?
Se eu tivesse que apontar alguém indigno de tomar parte no Corpo e no Sangue do Senhor, seria aquele que se considera digno. Digo isto porque quem se considera digno diante de Deus ainda não tem consciência do real significado da Santa Ceia e não aprendeu a discernir o Corpo do Senhor.
Existe um equívoco terrível consagrado como verdade nas igrejas, que ensina o homem a se auto examinar (no sentido de verificar se há dignidade em si mesmo) e, em caso de aprovação própria, então participar da Ceia do Senhor.
Acaso existiria alguém digno de participar da mesa do Senhor? É certo que todos nós somos mantidos na presença do Senhor pela misericórdia que Ele tem, e em nenhuma hipótese seremos aprovados em teste de dignidade.
A Palavra de Deus ensina claramente que quando celebramos a Santa Ceia estamos anunciando a morte do Senhor até que ele venha (1 Cor 11:26), mas quando não temos consciência do que vem a significar a instituição da Ceia, a celebramos de modo equivocado, desvalorizado, religioso e hipócrita. Agindo assim, estaremos comendo e bebendo a própria condenação (v.29).
A Santa Ceia do Senhor possui entre os seus muitos desígnios, dois que quero destacar aqui. Em primeiro lugar, quando nos reunimos para celebrar a morte do Senhor Jesus, somos levados a meditar no sacrifício que ele fez em nosso lugar e no castigo que sofreu para que tivéssemos paz. Em segundo lugar, quando fazemos um auto exame não somos capazes de nos julgar, mas nos examinamos com o propósito de comparar nosso imerecimento com o amor de Deus que não poupou seu único Filho, mas o enviou para que pessoas como eu e você, sem dignidade alguma diante dEle pudéssemos participar do Reino dos Céus.
A Santa Ceia nos faz refletir com temor na presença de Deus, convidando a arrepender-nos outra vez, fazendo caso do sangue derramado no madeiro da cruz, quebrantando nossos corações diante da maravilhosa graça de sermos chamados filhos do Deus Altíssimo.
Nenhuma pessoa, mesmo que seja o pastor da igreja tem autoridade para julgar a condição da outra em tomar parte na Ceia do Senhor, muito menos pode determinar se alguém pode ou não pode participar.
Muitas pessoas esperam ansiosamente pelo dia da celebração como se esta fosse uma vitamina que torna o crente cansado numa pessoa mais forte, outras temem não participar como se estivessem negligenciando algo obrigatório pelo qual serão desprezados por Deus se não cumprirem. Em ambos os casos, o risco de participar da Santa Ceia de forma indigna é muito grande, pois aí o Corpo do Senhor não é bem discernido (compreendido).
Um outro equívoco é acreditar que as pessoas que estiverem em pecado não devem participar da Santa Ceia. O equívoco dos equívocos é o critério utilizado para "medir pecados". Você já percebeu que sempre que ouvimos dizer que alguém está em pecado, logo relacionamos o pecado ao sexo? Não é fácil dar número aos irmãos fofoqueiros, detratores, fraudulentos, enganadores, mentirosos, arrogantes, acusadores, perseguidores, divisores, separatistas, exclusivistas, incrédulos, avarentos, insubordinados e outros semelhantes que ainda se julgam "dignos" de participar da Ceia como se seus pecados não fossem pecados. Em pecado estamos todos, dignos nenhum de nós somos, mas há perdão para todo aquele que se arrepende e abandona seus pecados.
Seja qual for o seu pecado, o que o homem deve fazer diante da Ceia do Senhor é arrepender-se e reconcilar-se com Deus, não afastar-se, a menos que pretenda continuar em pecado. Quando nos afastamos da mesa do Senhor em vez de nos arrepender, estamos desacreditando que o sangue de Jesus ainda nos purifica de todo o pecado, mas quando nos chegamos a Deus com um coração quebrantado e contrito Ele não nos despreza (Sl 51:17).
Conscientes do Corpo e do Sangue do Senhor, participemos da mesa com um coração humilde e quebrantado, fazendo caso da obra do Calvário, arrependidos e reconciliados com o nosso Deus e Pai.

Que a graça do Senhor Jesus Cristo seja com todos.

14 comentários:

  1. eu simplimente ameii esse texto...muito bom...que bom seria se todos compreendesse e fissesem uso...muito boooom mesmo

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor, irmã Dalila! Que saudade dos seus comentários por aqui... faça isso sempre!
    Muito obrigado pelas palavras de incentivo, espero que este texto alcance tantas pessoas quanto for possível.
    Conto sua ajuda para divulgar.
    Que Deus lhe abençoe abundantemente.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, parabéns pela reflexão acerca de um assunto que deve ser discutido e como é bom ter um Deus bondoso que sempre nos acolhe diante dos pecados e nos perdoa e purifica de quaisquer ato contrário aos ensinamentos, apesar de não nos isentar das consequências sendo acima de tudo justo. Particularmente estava mesmo precisando desse texto, acompanharei suas publicações.

    ResponderExcluir
  4. Seja muito bem-vindo, Antônio! Nada faz um blogueiro cristão mais feliz do que ver vidas edificadas através de suas publicações (desde que pautadas na Palavra de Deus).

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  5. Muito esclarecedor seu texto caro Marcelo. De fato, quem se considera digno, precisa observar com mais cuidado para não adotar o estilo farisaico. Muito bom o seu blog, já me tornei seguidor. Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Pr. Valdivan, seja muito bem-vindo ao Blog Verbo Eterno! Tens toda a liberdade neste espaço!

    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Irmão queria q vc deixasse + claro o " examine o homem a si mesmo ",de já agradeço e parabenizo pela iniciativa de esclarecer assuntos como esses abordados em seu blog...A Paz!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por apontar o que não ficou bem claro, meu irmão. Às vezes tentando ser claro eu acabo não passando o que gostaria, mas a participação de pessoas como você ajudam a esclarecer.

    O que enxergo na expressão "examine-se o homem a si mesmo" é a necessidade que temos de, através de um auto-exame, comparar nossa incapacidade de ser dignos à maravilhosa graça de Deus que nos purifica através do sangue de Jesus.
    O auto-exame é um convite para que, diante da reprovação inevitável, nos arrependamos e quebremos todo o orgulho que nos impede de reconher o nosso imerecimento, além de nos levar a um sentimento de gratidão a Deus Pai e a Cristo por sermos chamados hoje de filhos do Altíssimo.
    O que realmente não concordo é que o auto-exame tenha a função de definir se estamos ou não aptos a tomar parte do Corpo e do Sangue do Senhor.

    Espero ter esclarecido.
    Deus te abençoe em Cristo!

    ResponderExcluir
  9. IR MARCELO, A PAZ DO SENHOR JESUS,

    Ir quando vc diz que não temos condições de nos examinarmos se somos dignos ou não de participar da santa ceia , não corremos o risco de desprezar (rejeitar) o Espirito Santo de Deus que habita nos que são fieis, e que nos mostra e faz com desviamos do pecado? "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.(1 Co 11:28)"

    Um forte abraço no seu coração!

    Que Deus continue te abençoando, pois o melhor Deus tem pra vc.

    ResponderExcluir
  10. A Paz do Senhor, irmão Fabio! Que prazer vê-lo comentando por aqui!
    Só pra não ficar mal entendido, vou trascrever aqui o que eu disse no artigo:
    "Em segundo lugar, quando fazemos um auto exame não somos capazes de NOS JULGAR, mas NOS EXAMINAMOS com o propósito de comparar nosso imerecimento com o amor de Deus que não poupou seu único Filho, mas o enviou para que pessoas como eu e você, sem dignidade alguma diante dEle pudéssemos participar do Reino dos Céus."
    O que eu tento fazer nesse texto é levar as pessoas a reconhecerem que, por mais que se examinem, jamais encontrarão dignidade pra participar do Corpo do Senhor, mas ao se examinar, cada um pode perceber onde deve se concertar e arrepender-se. Este é o sentido do que Paulo diz quando escreve: "Examine-se e ASSIM COMA".

    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  11. Como vc mesmo disse, a função do Espírito Santo neste caso é nos mostrar nosso pecado para que nos desviemos dele, não da Ceia do Senhor.

    ResponderExcluir
  12. Ir Marcelo, A Paz do Senhor Jesus esteja com você!
    Por Favor queria saber mais a respeito da CCB MJ.
    Sou de Goiânia e também queria muito conhecer esse ministério.
    Entendê-lo mais e tirar minhas dúvidas. Sabe me dizer onde congregar por aqui?

    ResponderExcluir
  13. Irmão Marcelo Reis, contextualmente 1Coríntios11, Paulo está censurando as dissensões (v.18) e a desunião no que tangia a celebração da Ceia do Senhor. Pelo que parece, os crentes mais ricos ceavam antes a sua própria ceia e envergomhavam os que tinham pouco(vv.21-22). Dessa formam uns comiam muito e outros quase nada. Assim o que Paulo critica aqui é a desunião e a falta de comunhão no corpo de Cristo. Portanto contextualmente "participar da ceia indignamente" se refere a uma atitude de divisão que profana a Igreja como o "corpo do Senhor"(v.29). Não me parece que os primeiros leitores tenham entendido que participar da Ceia indignamente era "não saber o que foi o Sacrifício de Jesus" ou "não ter confessado os pecados a um líder religioso", mas sim "não estar em comunhão com o Corpo de Cristo, a Igreja".

    ResponderExcluir