terça-feira, 12 de julho de 2011

Uma Mesa Preparada

Meu Senhor assentou-se à mesa como fez por diversas vezes. Convidou-me a compreender o real sentido da mesa que ele havia preparado. Não sei como eu pude, por tanto tempo, assentar-me ao seu lado e cear, sem ter consciência do verdadeiro motivo do convite que havia recebido...
Descobri que nas terras por onde viveu o meu Senhor não se partilhava o pão da mesa com qualquer pessoa. Apenas um seleto grupo, os mais queridos - talvez os mais respeitados - eram dignos de tomar os assentos das mesas mais desejadas.
Comigo foi diferente. Meu Senhor tirou-me dos lugares desprezíveis, cobriu o que me causava vergonha, pagou as minhas díividas, chamou-me pelo nome e fez-me tomar assento na mesa que ele havia preparado.
Não fui capaz de entender. Por que eu? Por um instante senti-me orgulhoso, e mesmo não vendo em mim nenhum valor cheguei a pensar que eu realmente o tivesse... Até que o bondoso Salvador me fez saber que o Seu banquete é um banquete de perdão, e que fui convidado justamente por ser carente do seu perdão e de misericórdia!
Descobri que na cultura dos judeus e dos primeiros cristãos, assentar-se à mesa com alguém significava muito mais que uma refeição. Se duas pessoas tivessem alguma hostilidade, a proposta de uma mesa preparada soava como uma oferta de perdão, e não se falava mais em inimizade. A mesa preparada é o símbolo da reconciliação, do perdão afinal.
Hoje sinto que possuo uma nova vida, pois perdoado como estou, sou livre do mal que carreguei por toda a vida. Agora compreendo que quando ele "prepara uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos" é para que eu os perdoe, e não para me gloriar diante deles.
Como eu poderia agradecer ao meu Jesus por ter me dado lugar à mesa do seu perdão? Pois me deu o valor que eu não merecia, quebrou o jugo que eu carregava e perdoou os  meus pecados.
Tudo o que posso fazer é dizer a você, meu amigo, que ainda há lugares na mesa. Achegue-se, tome o seu lugar e seja perdoado. Ele preparará uma mesa diante de você na presença de seus inimigos. Nesta ocasião, faça como ele: perdoe!


Graça e Paz!
Marcelo Reis.

6 comentários:

  1. Marcelo, louvado seja o Senhor pela sua riquíssima misericórdia! Ele realmente não se importou como o nosso estado e simplesmente nos convidou para ceia nos oferecendo perdão.
    "Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos." Lc. 14. 21b

    ResponderExcluir
  2. Amém, irmão Jony! Isso me deixa realmente tocado pela misericórida do Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Amém.
    Que texto belo e profundo este; glória a Deus por tua vida, irmão Marcelo. Eu precisava ler isto hoje.

    A Paz do Mestre Jesus seja convosco!
    Abraços saudosos!

    ResponderExcluir
  4. Que bom, irmã Simone!

    É por causa de leitores como vcs que me sinto motivado a continuar escrevendo!
    Que Deus continue abençoando!

    ResponderExcluir
  5. Poxa Marcelo,
    Nunca soube sobre a mesa preparada e é uma novidade que temos realmente que viver como novidade de vida, pois se alcançamos o perdão e a misericórdia de Deus gratuitamente, devemos também liberar o mesmo perdão aos nossos inimigos

    ResponderExcluir
  6. Graça e Paz!
    Ótima explanação de um assunto que é muito pouco pregado, e até lembrado em nossos ministérios atuais, principalmente quando disse " Agora compreendo que quando ele "prepara uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos" é para que eu os perdoe, e não para me gloriar diante deles."
    Que Deus Abençoe!

    ResponderExcluir