quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Nosso Tempo e o Tempo de Deus

Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. – 2Pe 3:8

         Para quem espera alguma atitude da parte de Deus pode não ser confortável esta consideração feita por Pedro no versículo acima, mas a grande verdade é que Deus age sempre certo, na hora certa, e em quem está no lugar certo.
         Quem nunca teve a impressão de que a “hora de Deus” parecia não chegar mais, ou ter a sensação de que o Senhor havia se esquecido de cumprir seus compromissos? Por tantas vezes pensamos que o Senhor tarda, mas ainda não é chegada a Sua hora.
         A hora de Deus e Seu momento oportuno não se submetem ao relógio que conhecemos, e Seus dias são incontáveis. Enquanto nosso tempo é regido por relógios e calendários, o tempo de Deus vai além.
         As coisas que esperamos acontecer, geralmente são organizadas cronologicamente em nossas expectativas. Nosso tempo é o tempo chronos (χρόνος, que dá origem a cronologia) e o tempo de Deus é o kayrós (Καιρός, que é um tempo independente de dias e horas).
         Aos oitenta anos, o tempo (chronos) para Sara dar à luz um filho havia passado, mas Deus tinha uma promessa a ser cumprida ao seu tempo (kayrós) na vida de Abraão e Sara. Ela concebeu e gerou a Isaque.
         Moisés guiou Israel sob a autoridade de Deus durante quarenta anos no deserto e não entrou na terra prometida. Havia no coração de Moisés um desejo colocado por Deus de entrar na terra, mas quando chegou o tempo (chronos) esperado por Moisés, ele apenas viu a terra e não entrou. Aproximadamente mil e quinhentos anos depois, na transfiguração de Jesus no Monte Tabor, lá estavam Moisés e Elias ao lado do Senhor em Sião, a terra prometida. Passaram-se muitos anos, mas aquele era o tempo (kayrós) de Deus para Moisés entrar na terra prometida. Muito provavelmente seria agradável para Deus permitir que Moisés entrasse em Canaã, mas Moisés mostrou despreparo para isso quando feriu com raiva a pedra que representava Cristo no deserto.
         Muitas vezes o tempo de Deus é próximo, mas nos distanciamos dele quando nos mostramos despreparados. Às vezes o Senhor tem tudo preparado, mas nossa meninice nos afasta da bênção que estava tão perto. Assim é frustrado nosso “chronos”, e o “kayrós” de Deus mantém-se reservado para a hora certa, quando estivermos no lugar certo.
         Deus não tem pressa, para Ele mil anos são como o dia de ontem que passou... e você, tem todo esse tempo? Se não, ponha-se em posição. Esteja no centro da vontade de Deus, assim as bênçãos do Senhor o alcançarão e você viverá melhor seu tempo.
         Graça e Paz, em Cristo Jesus, o Senhor.
         Marcelo Reis.

3 comentários:

  1. Graça e Paz, irmão Marcelo!
    Lindo o texto...
    Que nós venhamos a aprender a esperar pelo tempo de Deus em nossa vida...

    Parabéns pelo blog. Tá show...

    ResponderExcluir
  2. Temos que aprender a esperar o tempo do senhor...amei o texto Marcelo...(como sempre)rsrsr....

    ResponderExcluir
  3. um dia veio uma grande tempestade,todos ficaram apavorados ;todos os animais se reunirao para enfrentala, todos vieram e uniram-se mas quando vierao os porcos espinhos,ouve entao uma grande resistencia.mas pensarao se ficarmos sos iremos morrer,se unirmos iremos nos machucar.pensaram,pensaram e unirao-se.a tempestade passou,machucaram-SE,MAS SOBREVIVERAM.UM VERDADEIRO AMIGO E ASSIM

    ResponderExcluir