terça-feira, 13 de setembro de 2011

Vida eterna no céu? Não é bem assim...

Muitos de nós crêem, porque assim foram ensinados, que Jesus virá buscar a Igreja para morar com ele no céu para todo o sempre.
Não se preocupe, não vou negar o arrebatamento da Igreja nem as bodas do Cordeiro, mas eu gostaria de tecer alguns comentários sobre a doutrina da vida eterna no céu. Antes que venham os bombardeios, quero esclarecer que creio no arrebatamento da Igreja e creio também que Jesus vai levar a Igreja para o céu. Mas a questão aqui é: por quanto tempo?
Confesso que não acho fácil abordar um assunto escatológico e delicado como este em poucas palavras, mas farei o possível para esclarecer sem me extender muito.
Existem duas linhas de pensamento escatológico, e acredito que devem ser mencionadas aqui: o amilenismo e o milenismo. O divisor de águas entre as duas linhas escatológicas é a diferença de interpretação acerca do milênio. O milênio a que me refiro aqui é o período de mil anos do reino de Cristo sobre a terra mencionado em Ap 20.
Os amilenistas acreditam que não haverá um tempo literal de mil anos no reino de Cristo, mas que os "mil anos" sejam um período indefinido desde a fundação da igreja primitiva até o arrebatamento da Igreja. Neste caso, o termo "mil anos" toma emprestada a figura semítica de linguagem que conhecemos como hebraísmo para designar um longo e indefinido período de tempo em que Cristo reinará sobre a humanidade, conduzindo-a ao dia do Juízo, onde serão separados os salvos e os ímpios para o fim merecido por ambas as partes. Como a Bíblia é claríssima em relação ao início do milênio somente após a vitória de Cristo sobre o anticristo, fica difícil concordar com o amilenismo.
Os milenistas formam uma escola mais complexa e podem ser classificados como pré-tribulacionistas, meso-tribulacionistas e pós-tribulacionistas. As três classes de milenistas crêem que haverá um período de mil anos literais onde os salvos reinarão com Cristo sobre a terra, enquanto Satanás estará amarrado e o anticristo derrotado. As diferenças entre as classes milenistas são as seguintes:

Os milenistas pré-tribulacionistas crêem que o Senhor virá arrebatar a Igreja antes da do período da Tribulação, evitando que a Igreja se submeta ao domínio do anticristo e livrando os salvos da ira de Deus (Mt 3:7; Lc 3:7; Jo 3:36; 1 Ts 1:10; 2 Ts 2:7). Esta classe milenista é composta por uma notável maioria entre os evangélicos.
Os milenistas meso-tribulacionistas dizem que a Igreja viverá a primeira fase da Tribulação e será experimentada durante a falsa paz que se extenderá durante três anos e meio, metade do governo do anticristo, mas quando o iníquo se revelar e vier maltratar os salvos, acontecerá o arrebatamento antes que se inicie a Grande Tribulação (segunda fase do governo do anticristo, composta por mais três anos e meio).
Os pós-tribulacionistas afirmam que a Igreja passará pela Tribulação e pela Grande Tribulação, será perseguida e sofrerá até a derrota do anticristo, quando então Cristo virá arrebatá-la.

Embora eu tenha minha convicção pessoal entre uma destas três classes milenistas, não pretendo aqui dar razão a nenhuma das três, pois isto exigiria um artigo específico para apontar qual destas honraria melhor o ensino bíblico.
O que quero realmente dizer aqui é que ao adotarmos a doutrina do milênio literal estamos automaticamente aceitando que o reino de Cristo será terreno durante mil anos. Caso os pré-tribulacionistas estejam com a razão, haverá júbilo para a Igreja no céu durante sete anos. Se os meso-tribulacionistas estiverem certos, três anos e meio. Se os pós-tribulacionistas estiverem certos, não haverá ida ao céu para Igreja.
A única conclusão que podemos chegar é que os salvos reinarão com Cristo no milênio (Ap 20:6) e terão vida eterna se subsistirem ao Juízo Final (que só acontecerá no final do milênio, Ap 20:7-11) na Nova Jerusalém que descerá de Deus (Ap 21:1). E a vida eterna nos céus? Se a Bíblia ensina que a Igreja será arrebatada a encontrar o Senhor nos ares, e que depois da Grande Tribulação será instituído o reino milenar de Cristo e dos salvos sobre a terra, como poderemos crer numa vida eterna nos céus?

Deixe registrada aqui sua preferência por uma das classes milenistas ou pelo amilenismo. Comente respeitosamente e exponha seus argumentos usando referências bíblicas. Sinta-se à vontade.

Paz a todos, por Cristo Jesus que nos arrebatará para Si, e onde Ele estiver estaremos nós também!
Marcelo Reis.

*******************
Você poderá se interessar também por:
A Suposta Ausência do Espírito Santo na Grande Tribulação
É Correto Crer na Regeneração Batismal?

10 comentários:

  1. NA MINHA OPINIÃO AO FIM DO MILÊNIO, NO DIA DO JULGAMENTO ,TODA A CRIAÇÃO ,CÉUS E TERRA DESAPARECERAM(AP20:11),POIS ESTA CRIAÇÃO ATUAL SERÁ DESTRUIDA(SL102:25-26,IS34:4,IS51:6,AG2;6,HB12:26-28;IIPE3:7-12).
    DEUS NO PRINCÍPIO AO CRIAR TUDO QUERIA QUE O HOMEM VIVESSE ETERNAMENTE SOBRE A TERRA;DESFRUTANDO DA ÁRVORE DA VIDA,PORÉM ESTE PLANO APARENTEMENTE TARDOU COM A ENTRADA DO PECADO NA CRIAÇÃO,FAZENDO COM QUE O MUNDO FOSSE AMALDIÇOADO(GN2:4-3:24) E TODA CRIAÇÃO GEMEPOR CAUSA DO PECADO(RM8:22).POR5ÉM QUANDO DEUS FALA ELE CUMPRE(NM2319).O PROPÓSITO DA PERFEITA CRIAÇÃO SEM DOR,MORTE,NEM TRISTEZA(AP21:4) SE ESTABELECERÁ NA NOVA CRIAÇÃO(IS66:22),OS NOVOS CÉUS E A NOVA TERRA ONDE HABITA JUSTIÇA(IIPE3:10-13;IS51:6;IS65:17;RM8:19-21;AP21;1-22:6)
    COMENTÁRIO DE BRUNO DOS SANTOS QUEIROZ-ASSEMBLEIA DE DEUS-ARAGUARI-MG(CONGREGAÇÃO B.MARIA EUGÊNIA)SUBCONGREGAÇÃO EBENÉZER[QUE SIGNIFICA PEDRA DE AJUDA](ISM7:12)

    ResponderExcluir
  2. Amém, irmão Bruno! Concordo plenamente com vc.
    Sábio comentário!
    Esta parte do milênio poucas pessoas questionam, a confusão maior se faz a respeito do período entre o arrebatamento e o início do milênio.

    Graças a Deus por sua vida, meu irmão. É uma honra tê-lo por aqui.
    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Céus, porque a nova terra não fica nesse universo.
    Quando a escritura diz céus e terra passarão, significa que todo este universo, planetas, estrelas, galáxias, tudo será derretido e então haverá novos céus e nova terra, por isso dizemos vida no céu, porque é fora deste universo.
    Lembremos que a nova Jerusalém descerá na nova terra que fica no novo céu, portanto viveremos no céu.

    ResponderExcluir
  4. Irmão Gama, muito obrigado por participar.

    Eu gostaria de trocar umas ideias com vc a respeito da sua opinião.
    Já parou pra se perguntar com que base bíblica podemos acreditar que esta galáxia será derretida?
    Já pensou também que o milênio em "outra terra" anularia a promessa do reino do Messias sobre as nações desta terra?
    Se a Nova Jerusalém que "de Deus descia do céu" na visão de João descia para a nova terra, como podemos crer que que a nova terra ficará no novo céu? Não parece meio absurdo?

    Comente.

    ResponderExcluir
  5. Irmão Marcelo, eu acredito que a eternidade será por aqui mesmo, numa Terra purificada, sem pecado, como Deus planejou desde o princípio. A Bíblia diz que o céu é para os 144.000? Gostaria que você esclarecesse isso prá mim. Desde já agradeço. Fico no aguardo... Graça e Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã Márcia, a Paz do Senhor!
      O que a Bíblia nos ensina acerca dos 144.000 não tem muito a ver com a eternidade.
      Os 144.000 são mencionados em Apocalipse nos capitulos 7 e 14. Eles serão judeus, 12.000 de cada uma das 12 tribos, que reconhecerão durante a Tribulação do período do antricristo que Jesus Cristo é o Senhor, o Cristo de Deus. Reconhecendo a autoridade de Cristo como o Messias esperado por Israel, eles pregarão o Evangelho do Reino àqueles que estarão seguindo a falsa religião mundial instituída pelo anticristo nos dias do fim.
      Eles serão martirizados pela causa do Evangelho, mortos porque pregarão a Palavra do Verdadeiro Senhor de toda a terra.
      A Bíblia diz que eles serão honrados na volta de Cristo, pois serão os únicos de toda a terra a aprender o novo cântico que será entoado sobre o monte de Sião diante do Cordeiro.

      Para o céu irão os arrebatados, tanto os que estiverem vivos na ocasião como aqueles que irão ressurgir para o acontecimento deste evento. Depois do arrebatamento não há mais nenhuma referência bíblica de que alguém vá para o céu, mas que "Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para julgar os que praticam a inquidade". (Judas vv 14 e 15).
      Os 144.000 se converterão após o arrebatamento da igreja, e isto nos leva a crer que serão salvos mas não entrarão no céu.

      Espero ter esclarecido.
      Paz!

      Excluir
    2. Os 144.000 se converterão após o arrebatamento da igreja, e isto nos leva a crer que serão salvos mas não entrarão no céu-----------PQ ENTÃO OS 144000 APARECEM NO CÉU EM APOCALIPSE 14.1-5?ISSO DÁ A ENTENDER QUE EM ALGUM MOMENTO DA TRIBULAÇÃO DEUS OS TOMARÁ PARA SI ASSIM COMO AS 2 TESTEMUNHAS(APOCALIPSE11.12).

      Excluir
    3. Irmão Bruno, todas as versões da Bíblia que eu tenho dizem em Ap 14:1-5 que os 144.000 aparecem no monte Sião, não no céu.

      Excluir
  6. Entretanto Irmão Marcelos Reis a expressão "Monte Sião" pode ser usado para se referir ao Céu,como se vê em Hebreus12.22

    ResponderExcluir
  7. Se "Monte Sião" em Hb 12:22 puder ser usado para se referir ao céu, "muitos milhares de anjos" também pode...
    A expressão "Monte Sião" neste versículo é uma antítese ao "monte palpável" do versículo 18, um monte que ardia em fogo e que causou espanto a Moisés. A intenção da antítese é destacar o valor da graça frente a todo o esplendor da visão profética vivida por Moisés em Horebe e na sarça.
    Você acredita mesmo que os leitores da carta aos Hebreus já tinham chegado aos céus ou à Jerusalém celestial, ou mesmo aos milhares de anjos citados no v.22? Espero que o sentido metafórico do texto seja evidente para vc.

    ResponderExcluir