quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A Polêmica do Cálice Individual na Santa Ceia do Senhor

E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos.
(Mateus 26:27)
Recordar e anunciar a morte do Senhor até que ele venha é a mensagem central da celebração da Santa Ceia do Senhor. Agregado a este tema há para o cristão um importante convite a se auto examinar antes de participar do corpo e do sangue do Cordeiro de Deus.
Deve-se abraçar a mensagem da Santa Ceia como exposta por Cristo e pelo apóstolo Paulo, tomando o cuidado de não fazer como os fariseus, invalidando a Palavra de Deus através da nossa tradição (Mt 15:3). Infelizmente nem sempre é isto o que ocorre.
Algumas denominações criam polêmica quanto à forma de celebração da Ceia quanto ao uso de cálices individuais ou de um único cálice.
A ênfase da polêmica sugere que o uso de cálices individuais é símbolo de individualismo na igreja, enquanto que o cálice único leva os fiéis a um sentimento de comunhão e a uma obediência à Palavra que de outra forma não haveria.
Acreditar nesta afirmação nos obriga a dizer que as congregações estão divididas entre si e não desfrutam de comunhão cristã, já que cada congregação utiliza um cálice específico. Para que todos participassem do mesmo cálice, um único cálice deveria percorrer todas as congregações do planeta a fim de manter a unidade da igreja.
Nota-se que há uma inversão de valores quando atribuímos qualidades espirituais a um cálice que apenas serve para conter o elemento que representa o sangue do Senhor. Há uma diferença gigantesca entre "beber dele todos" e "beber nele todos".
Entendemos que o sub-cálice (ou cálice individual) é uma medida de higiene que pretende resguardar a irmandade dos riscos desnecessários que ela pode estar exposta no compartilhamento do cálice único.
O cálice está para o fruto da vide como está a cruz para o sangue derramado nela. Assim como não devemos atribuir à cruz o beneplácito da salvação, não daremos ao cálice a sacralidade que pertence ao sangue representado pelo seu conteúdo.
Dar a objetos um sentido sacro ou divino incorre em idolatria. Devemos ser responsáveis e sóbrios, sabendo que é no verdadeiro amor fraterno que consiste a comunhão da igreja, não no compartilhamento de um cálice. É bom que estejamos cônscios de que o símbolo de nossa igualdade como irmãos em Cristo é participarmos todos da mesma mesa, sabendo que fomos todos lavados, remidos e justificados pelo mesmo sangue, representado (apenas representado) pelo cálice que vamos beber.
Não há nada de errado em compartilhar o cálice, exceto por sua inconveniência em questões de higiene. Mas também não há nada de errado em compartilharmos apenas o elemento que representa o sangue expiador, porém em cálices individuais.
 A unidade do Espírito só se alcança através da paz (Ef 4:3), não do compartilhamento de um cálice.
Que a Paz de Deus seja com todos!
Marcelo Reis.

17 comentários:

  1. eu acho que é desnecesário falar de uma doutrina ministerial; sendo que havia vários apóstulos, e cada um dirigia a susa igreja conforme sentia que era de Deus !!!!

    ResponderExcluir
  2. Meus Caros, A Paz de Deus!


    Sou membro da Congregação Cristã no Brasil, mas me considero uma pessoa desprovida de preconceitos religiosos e de futilidades. Na verdade pensei muito antes de postar esse comentário, afinal as palavras do Cristão devem edificar a obra de Deus para que não sejam pérolas jogadas aos porcos. É de conhecimento geral que a CCBMJ foi criada por membros da CCB "original" - o que na minha opinião não a desqualifica de nenhuma maneira - o que me incomoda é esse tom de servilidade aos costumes da CCB "original" e VOCÊS NÃO PRECISAM DISSO. A CCB utiliza - como vós já conheceis - um único cálice para toda a Santa Ceia e isso se deve à interpretação do que está na Bíblia Sagrada: " E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;" (Lucas 22:17). Quando lemos esse trecho entendemos que Jesus passou o cálice aos discípulos para que dividissem O MESMO CÁLICE ENTRE TODOS, portanto os irmãos primitivos da CCB entenderam que a cerimônia deveria ter somente UM cálice para toda a congregação no dia da Santa Ceia. Porém devo lembrar que a maneira que é feita na CCB não deve influenciar as vossas decisões e creio que vocês devem se DESAPEGAR da CCB e começar de fato, uma nova igreja, com identidade própria, seguindo sempre a GUIA DE DEUS. Sei que o conteúdo do cálice - o vinho que representa o sangue do nosso Senhor Jesus - é o que importa e, na Bíblia não existe nenhuma determinação sobre esta ou aquela maneira de se proceder na Santa Ceia, portanto antes de querer ser simplesmente diferentes, sigam as determinações de DEUS, orem e busquem a Ele que Ele vos responderá. E quando forem fazer novas postagens, evitem comparações com a CCB para que vós não fiqueis eternamente atrelados à idéia de que são cópias da CCB - por que, de fato, não são - e assim possam seguir um caminho que dure séculos como a CCB. Espero não ser considerado contencioso, não foi a minha intenção. Deus vos abençôe!

    ResponderExcluir
  3. Acho que vc nao manteve sua opiniao .. uma hora voce fala que sim e outra hora voce fala que nao é certo usar todos o mesmo calice! rsrs
    Nao devemos pensar em nojo das pessoas pq se Deus permite que tomemos a santa ceia, ele nao vai permitir que peguemos nenhuma doença! Pq acho que quem tem sujeira maior q é a espiritual, Deus nao permite que nem sente a mesa com nos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nenhum momento eu disse que usar o cálice único é certo ou errado. Eu disse que errado é atribuir ao cálice a validade da Santa Ceia. Estou dizendo que não há problemas nem de uma forma nem de outra, mas que usar o cálice individual É MELHOR por questões de higiene.

      Excluir
    2. É muitos pensam que é fácil ficar discutindo sobre assuntos bíblicos, em vez de fica discutindo, vai orar para que Deus possa esclarecer a vós todas as coisas, Primeiramente sair de uma igreja sem Deus mandar e criar outra já é um erro gigantesco, e ficar criticando e cuspindo no prato que comeu é pior ainda, não concordo com CCMJ, porque dizem não cobrar nada e passam na rádio que eles têm para depositar em uma conta de um banco, isso nunca a CCB fez e não fará se for guiado por Deus, Jesus falou como de graça recebeste de graça dai-vos, e agora irão se unir com outras que sairão da CCB para vê se conseguem crescer, mais como um homem falou nas sagradas escrituras o que é de Deus permanece, mas o que não é?.

      Excluir
  4. As informações acima mencionadas não tem fundamento teologico,
    a igreja primitiva desfrutava de um unico cálice e não tem registro que ninguem morreu por falta de higiene, o que ninguem sabe é que se você nega qualquer doutrina pregada pelo o Cristianismo a mais de 2000 você está mais perto da de ser uma seita do que cristianismo genuino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode se sentir à vontade para postar as referências bíblicas que conseguiu para afirmar que a igreja primitiva compartilhava o cálice. Até hoje a única informação que ouvimos a este respeito vem da Congregação. A Bíblia nunca disse que os apóstolos beberam todos no mesmo cálice.

      Excluir
  5. A paz de Deus irmão Marcelo.
    Esse é o ponto mais crucial que acho errado dentro da CCB, sempre tive o pensamento de que o vinho ou sangue teria que ser servido individualmente em copinhos descartaveis que a meu ver, não teria problema algum levando em consideração tbm a questão de higiene. Eu vou mais longe ainda, pra mim a Santa Ceia na CCB é somente para questão de estatistica, saber qts irmão tem naquela Igreja para depois a mesma ser cobrado em reunião pelos Anciães uma quantia de coleta referente a quantia de irmão que tomaram a Santa Ceia. Mas fazer o que né meu irmão....infelizmente eles pensam assim e assim vai ser não sei até quando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João L.Carvalho,
      Não pertenço a ccb,mais à conheço de perto e discordo com vc,na ccb até as contribuições são voluntárias e anônimas e além do mais seus líderes não recebem nenhum tipo de salários ou recompensa financeira pelo trabalho prestado na obra,então não ha nenhuma necessidade dessa tal cobrança em reunião ministerial como vc está dizendo.
      fique atento meu caro cuidado com as mãos do todo poderoso!
      esse seu comentário não procede!
      grande abraço,
      Jacy.

      Excluir
  6. Ir. Marcelo, APDD
    Meu nome é Edna Morales Romero, sou da CCB MJ - Pinhais, PR, aqui nosso ancião ir. Paulo Santos, tb deu a Santa Ceia desde o ano retrasado assim, oramos pelo cálice e pão asmo, sem fermento, e depois e despejado nos copinhos individuais por causa da nossa legislação,e realmente é mais higiênicos, ñ vamos tomar a Santa Ceia do Senhor c/ nojo!
    Deus abençoe grandemente por este Blog, estou Maravilhada por ter lido esta matéria q é tao importante p/ nos adequarmos c/ o q é novo! Não podemos ficar nos primeiros rudimentos!
    APDD
    Edna Moralles (facebook)

    ResponderExcluir
  7. Grande amigo Marcelo saudades.
    Muito boa a reflexão,principalmente no que tange as palavras do mestre:Tomai dele todos e não nele todos!
    Parabéns,grande abraço a sua familia,eu estou sempre atento em seus artigos.
    Pr. Evaldo José da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas saudades, Pr. Evaldo!
      Me alegra muito saber que continua lendo este blog. Ore para que o Senhor crie mais oportunidades para eu estar escrevendo, pois a correria está grande.

      Grande abraço!

      Excluir
  8. Olá Marcelo!
    boa tarde,Parabéns pela sabedoria que Deus te deu,porém vai aí uma crítica construtiva,não acho correto quando vc usa o nome da congregação cristã no brasil, pois no seu proprio comentário vc disse que tanto faz usar um ou mais cálice durante a santa seia do senhor. então se eles usam apenas um calice sub-entende que eles também não estão errados é apenas uma opçao! ( e se eles não estão errados tão logo não são merecedores de nenhuma criticas).quero deixar claro que não pertenço a ccb,apenas sou admirador dessa igreja que tanto cresce em nosso país e no mundo,creio que é Deus quem os prospera!...e se é Deus quem os prospera, temos que cuidar para que de alguma forma não estejamos combatendo contra ele, mais não se esquece meu caro é apenas uma critica-zinha construtiva,
    Grande abraçoo!
    Jacy.

    ResponderExcluir
  9. Amém!
    Agradeço pelas palavras, Jacy!
    Talvez eu tenha me expressado mal, mas em todas as vezes que a Congregação foi citada neste artigo eu me referi à Congregação Cristã Ministério de Jandira, pois foi entre nós mesmos que surgiu a polêmica.
    Os irmãos do Ministério do Brás nem sequer entraram nesta questão entre nós.
    Nem mesmo de longe pretendo provocar à ira os irmãos daquele ministério e, mesmo que este blog seja denunciante de vários tipos de incoerências doutrinárias que também ocorrem lá, a CCB é uma igreja que tem o meu respeito.

    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  10. APDD,

    Prezados, eu não tenho coragem de tomar a santa ceia exatamente por conta de um unico calice... tomo ceia na assembléia de Deuss, por conta disso... realmente eu tenho nojo.. assim como tb acho errado tomaram no mesmo calice que eu... e isso é algo que eu entendo que deva ser mudado, indiferente a pratica na época de Jesus, hoje temos diversas pessoas nas igrejas, com habitos variados, e com conduta de higiene também... além da possibilidade de doenças... logo vigiai e orai..

    atn,

    Adriana

    ResponderExcluir
  11. PAZ DE DEUS O SENHOR JESUS DISSE QUE PARA QUE NÃO ERRAMOS DEVEMOS EXAMINAR A BIBLIA SÓ ASSIM O ESPIRITO SANTO CLAREIA ANOSSA MENTE E FALA PRA NÓS EM VEZ DE FICAR DISSO DEUS NÃO É DEUS DE CONTENDA DEUS QUE ABENÇOA PAZ DE DEUS MEUS QUERIDOS IRMÃOS EM CRISTO JESUS

    ResponderExcluir